Simplesmente inacreditável a reportagem do Caderno de Informática da Folha de S.Paulo, hoje, sobre a venda do iPhone no Brasil. Bem, inacreditável em termos, porque no Brasil esse tipo de notícia, infelizmente, já virou rotina. O texto de Gustavo Villas Boas (leia aqui) mostra como é fácil adquirir o aparelho nas lojas da Sta. Ifigênia, paraíso do contrabando em São Paulo.

FOTO: JULIA MORAES (Folha Imagem)

iphone-folha.jpg

Algumas oferecem o iPhone já desbloqueado (o destravamento é feito na hora, diante do comprador), com nota fiscal, pagamento parcelado (até mesmo no cartão) e “garantia”. Aí, você perguntará: garantia de quem? Pois é, como diz aquela velha piada, “la garantia soy jô”. O repórter percorreu várias lojas da região, entrevistou vendedores e clientes e confirmou o que já se sabia: o iPhone – que a Apple promete lançar oficialmente nos próximos meses, em parceria com Claro, Vivo ou ambas – já está em diversas vitrines e é o maior sucesso do mercado cinza brasileiro.Nesta página do site Mercado Livre, encontrei o iPhone “desbloqueado” por R$ 1.290, em 12 parcelas. Segundo a reportagem, no Shopping UOL o aparelho é encontrado em nove lojas. Aliás, curioso que o repórter primeiro se apresentou como um consumidor comum; quando se identificava, o vendedor desconversava. O que prova que todos eles sabem muito bem o que estão fazendo.

Ainda segundo o jornal, a empresa de pesquisas Predicta diz que já existem mais de 300 mil iPhones em uso no Brasil; e que 71% dos acessos à web por dispositivos móveis em abril foram feitos através de um iPhone. Por causa dele, o número de acessos desse tipo cresceu 167% desde setembro do ano passado.

Claro que, com tais números, a Apple não deve estar preocupada: afinal, está vendendo seu produto de qualquer maneira, não importa de onde ele tenha saído. Os que circulam por aí podem ter vindo de Miami, Paraguai ou China, tanto faz. Não duvido nada se, em breve, alguém divulgar um ranking dos produtos mais vendidos no contrabando. Com nota e tudo.

2 thoughts on “iPhone na mão é solução?

  1. Aí estes consumidores dizem que é culpa do governo quando recebem o troco em bala!!!

  2. Eu realmente não sei como resolver o problema do contrabano no Brasil, mas que é um absurdo como os produtos legais chegam num valor absurdamente caro, isso é verdade.
    Tenho certeza se o governo brasileiro facilitasse nos impostos os produtos importados teriam um valor mais próximo do
    “valor real” e consequentemente haveria menos comtrabando.Veja bem não a favor do contabando, mas sou a favor de um valor mais justo. (ex. iphone $ 199,00 nos exterior e no brasil de R$ 1.200,00 à 2.000,00)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *