online_advertising2.jpgSe ainda faltava algum argumento para comprovar a força da internet como mídia, aqui está: a respeitadíssima revista Advertising Age, bíblia do mundo publicitário, divulgou esta semana estudo mostrando que em 2007 os anunciantes norte-americanos retiraram mais de US$ 1 bi (isso mesmo: um bilhão de dólares) de duas das mídias mais tradicionais – jornais e televisão – para destinar à publicidade on-line.

O levantamento refere-se apenas aos 100 maiores anunciantes, mas acho que basta, não? Afinal, essas empresas respondem por mais de 40% do bolo total. A conta é até simplória: ao longo do ano, os jornais americanos perderam US$ 674 milhões em faturamento publicitário, enquanto a mídia TV (aberta) teve sua receita diminuída em US$ 406 milhões. Total: US$ 1,080 bilhão. Já os veículos on-line aumentaram suas vendas em 33%.

Dissecando um pouco mais o estudo, encontrei dados interessantes sobre como a publicidade nos EUA se divide entre as diversas mídias (veja aqui). De fato, jornais e TVs abertas são os veículos que mais perdem receita nestes tempos on-line. O que, sem dúvida, tem a ver com o fato de que as pessoas cada vez passam mais tempo no computador, que é onde buscam informação e entretenimento.

Bem, lá os anunciantes já estão percebendo os novos ventos. E aqui?

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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