Leio no site da Computer World que o celebrado MIT (Massachussets Institute of Technology) desenvolveu uma tecnologia chamada “concentradores solares“, capaz de aumentar em 50% a capacidade de captação de energia solar. Pelo sistema, os tradicionais painéis não ficarão mais no telhado das casas, mas nas paredes laterais. Cada janela pode assim ser transformada num painel, aumentando o rendimento do sistema.

Diz o texto que os pesquisadores misturam várias tintas para criar uma substância especial que recobre o vidro das janelas. A luz absorvida por esse material é canalizada para sensores elétricos, localizados nas laterais de cada janela, que a transformam em calor.

Interessante, não? Vamos todos trocar nossas janelas?

Este vídeo traz entrevista com o professor Marc Baldo, um dos idealizadores do projeto. Para saber mais detalhes, este é o link.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Energia solar na janela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *