Sei que não vou contar nenhuma novidade. Mais uma vez, a mídia brasileira dá um show de ufanismo na cobertura de um grande evento esportivo. Não vi muito da Olimpíada, por falta de tempo, mas o que vi já me bastou. Não apenas a Globo, mas todas as emissoras, inclusive as fechadas, usam e abusam das frases feitas ao estilo “vamos lá Brasil”. E dá-lhe falta de informação.

Neste domingo, assistindo à competição de ginástica, tive que ouvir a apresentadora do SporTV, Vanessa Riche, repetir várias vezes que a equipe brasileira estava “tranqüila”. Como que para desmenti-la de propósito, três das meninas tiveram quedas em seus exercícios. Três no mesmo dia! Deu para perceber, mesmo sem ser expert em ginástica, que as brasileiras são bem treinadas. Mas é evidente que estavam nervosas, até porque isso é natural na estréia numa grande competição como essa. Pior foi ter de ouvir a apresentadora repetir a cada exercício: “Vamos lá, fulana, o Brasil está com você”.

Pra quê isso? Será que a moça e seus editores acham que frases assim vão influenciar no desempenho das atletas? Ou que alguém aqui no Brasil tem o poder de fazer chegar fluidos de otimismo até a China? Vi coisas parecidas também na ESPN e na Band, sem falar da própria Globo, que costumeiramente faz do ufanismo palavra de ordem. Podíamos passar sem isso.

Aliás, descobri uma bela maneira de fugir do ufanismo idiota: sintonizar o canal 502 da Net, que só tem programação em alta definição. Ver ali a Olimpíada, ou qualquer evento esportivo, é uma delícia: você pode simplesmente cortar a narração e ficar admirando as imagens em HD. Não é uma ótima solução? Tomara que outras emissoras copiem.

2 thoughts on “Medalha de ouro em ufanismo

  1. Realmente, o ufanismo está à flor da pele na tv brasileira, e não é de hoje.
    Estou acompanhando os Jogos Olímpicos pelo SporTv e a coisa é menos crítica, mas na Globo está sinceramente muito além do tolerável. Já tentou assistir corrida de Fórmula 1 com narração do Galvão Bueno?
    Dá vontade de abaixar o volume e acompanhar somente as imagens, além da info oficial da prova pelo FIA Live Timing. Até porque o Galvão sempre narra outra corrida mesmo!!!

    Abração e parabéns pelo Blog.

  2. Realmente existe um grande exagero na torcida dos narradores, comentaristas e repórteres. Acho que eles devem torcer sim, mas o problema é que por conta dos exageros deixam de nos passar informações importantes que seriam de grande valia para sabermos cada vez mais sobre cada um dos esportes.

    Sobre este papo de “o Brasil está com você” ou “num sei quem é Brasil” e etc etc, a Globo é a campeã. Basta lembrar de jogos de futebol de nossos times pela Libertadores quando dizem que time X é Brasil. Que nada, cada um torce pro seu time e seca todos os outros.

    Mas apesar de tudo, vamos brasileiros, apesar de tudo ao menos no âmbito esportivo somos capazes de grandes conquistas, mesmo com uma dificuldade do tamanho do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *