Uma das ausências mais sentidas da CES ´09 foi a da Philips. Como se sabe, a empresa terceirizou todos os seus negócios da área de consumo na América do Norte, em acordo com a japonesa Funai. Esta exibiu alguns produtos apenas numa suíte de hotel, sem maior divulgação, o que para a marca Philips – com toda a sua história – é péssimo, considerando que entre os visitantes da CES há milhares de não-americanos.
Agora, menos de uma semana após o evento, a Philips anuncia uma novidade que pode agitar o segmento de TVs. A super-tela aí de cima tem formato 21×9. Isso mesmo: não o 16×9 tradicional, mas uma nova relação de aspecto, em que a tela é ainda mais larga. Trata-se de um modelo da linha Ambilight com 56″. Segundo o blog americano Digital Trends, a empresa distribuiu comunicado afirmando que os consumidores buscam repetir em casa a “verdadeira experiência do cinema”, e que só uma tela com essas proporções permite isso.
A previsão é de que o produto seja oficialmente apresentado na Holanda em fevereiro e chegue ao mercado europeu neste primeiro semestre. Ainda não se sabe qual será o preço (até porque isso depende da evolução da crise econômica mundial). Este link dá mais detalhes do bichinho.
Pois é, este era o tipo de produto que poderia ter agitado a CES, tão fraca de novidades este ano.
Finalmente uma tela no formato correto!
Considerando que a maioria absoluta dos filmes em DVD e Blu-ray não estão na proporção 16:9 (1,77), e sim 2,35:1, essa tela da Philips de 21:9 (2,33:1) vai nos permitir assistir filmes do jeito que o diretor planejou, sem aquelas chatas tarjas negras acima e abaixo da imagem, algo que ocorre atualmente mesmo nas telas wide 16:9.
É muito frustrante pagar uma boa nota num tv tela fina (plasma, LCD) widescreen e mesmo assim ter que conviver com as tais tarjas negras horizontais
Bem que o mercado de telas para projetores podia também começar a explorar essa fatia, oferecendo normalmente telas 2,35:1 ou 2,40:1, e não apenas sob encomenda.
Abração.
Já era sem tempo. Outros fabricantes deviam seguir esse caminho. Dar essa opção para o consumidor.
Orlando, finalmente vamos poder ver nossos filmes anamórficos 2.35:1 em uma tela LCD sem as famosas tarjas pretas acima e abaixo da imagem, como atualmente são apresentados nas telas 16:9. Serei um dos primeiros a comprar este lançamento, sem dúvida alguma. A resolução HD deve ser 2520 x 1080. Vamos aguardar as especificações finais da Philips.
O vosso site é muito bom.
Eu e a minha namorada adoramos o vosso trabalho.
Continuem por muitos mais anos.