Falando em feiras, começa hoje em Hannover, Alemanha, a CeBit, maior feira de tecnologia do mundo. Com o ocaso da Comdex, que reinou na década passada, esse evento ocupou um espaço importante ao atrair o setor de informática, que hoje está por trás de quase tudo que se faz na área tecnológica. 

Pelo que leio na Folha Online, a CeBit este ano diminuiu de tamanho. Mas vejam só os números: 4.300 expositores, representando 69 países, inclusive o Brasil, que terá 14 empresas participando. No ano passado, havia 1.545 expositores a mais, e evidentemente a queda se deve à atual crise econômica. “Empresas que faliram não estão presentes, assim como aquelas que zeraram seus orçamentos de marketing”, respondeu ironicamente o presidente da CeBit, Ernst Raue, ao ser perguntado sobre os números mais baixos.

Ainda assim, é o maior evento do gênero, superando em muito a CES, de Las Vegas (hoje na casa dos 2.700 expositores), e a IFA, de Berlim, que costuma reunir um pouco menos, embora tenha maior área de estandes – não se sabe como será este ano. Assim como na última CES, esse movimento de contração é compensado, em parte, pela volta de aproximadamente 300 empresas, que não participaram da CeBit nos últimos anos, e pela chegada de outras 200, que participam pela primeira vez. 

Vamos ver o que o evento nos reserva. Não tem o mesmo charme, nem o impacto da CES, mas normalmente, o futuro começa a ser desenhado em Hannover. Para saber mais sobre o evento, este é o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *