Comentei aqui outro dia que a Philips iria aumentar seus investimentos em OLED, e agora vejo a notícia de que a Panasonic, ao contrário, está saindo dessa área. A empresa acertou a venda de sua parte na joint-venture TMD para a Toshiba. Essa parceria surgiu para unir forças no desenvolvimento de tecnologias substitutas do LCD, sendo a OLED a principal delas. A partir do próximo dia 28, a Toshiba será a única dona do negócio.

A TMD (Toshiba Matsushita Display) passa a se chamar Toshiba Mobile Display. Faz sentido porque a maior parte dos desenvolvimentos da empresa é voltada a aparelhos portáteis, como celulares, notebooks, GPS e displays para automóveis. Ao confirmar a compra, a Toshiba anunciou uma reestruturação interna para rever suas áreas de atuação, mas não deu detalhes do que isso significa. Além do OLED, tido como mais provável sucessor do LCD, a TMD está bem avançada em duas outras tecnologias de displays: OCB (Optically Compensated Bend), que segundo as especificações atinge contraste e resolução equivalentes às dos tubos CRT, mas com o tempo de resposta dos melhores LCDs; e LTPS (Low-Temperature Poly-Silicon LCD), que permite construir painéis ultrafinos e com baixíssimo consumo de energia.

Seja como for, é tudo coisa para daqui cinco ou dez anos. Para quem quiser se aprofundar na tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diodes), este é um site essencial.

1 thought on “Panasonic desiste do OLED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *