A Anatel divulgou nesta segunda-feira o regulamento do BPL (Broadband over Power Line), serviço que permite acesso à internet banda larga através da rede elétrica. Operadoras de telefonia e suas associadas de TV paga já podem oferecer o serviço (veja aqui as regras). Já as empresas de energia, também interessadas na novidade, ainda terão que esperar: para elas, o serviço continua em consulta pública.

Faço questão de registrar a notícia aqui, porque ainda ontem critiquei a demora da Anatel em suas regulamentações. Felizmente, o PLC (Power Line Communication) até que não demorou muito. Ainda há detalhes em discussão, como o fato de que a agência (ou seja, o governo) pode interferir nas operadoras quando achar que algo não está funcionando direito, o que é sempre uma porta aberta à manipulação política. No Brasil, infelizmente, essas coisas nunca são deixadas claras.

De qualquer forma, o PLC pode ser um grande avanço. Já comentei aqui sobre suas inúmeras vantagens. Em linhas gerais, permite levar conexão de alta velocidade a qualquer lugar onde haja rede elétrica, o que em tese faz o País ganhar preciosos anos nesse processo. Vamos ver se isso acontece na prática. Estamos torcendo.

Para quem quiser se informar melhor sobre a tecnologia PLC, eis alguns links interessantes:

O que é e como funciona

Distribuição de sinal via rede elétrica

Perguntas mais freqüentes

Banda larga via PLC

Site internacional do PLC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *