700 mil brasileiros já recebem sinal de TV Digital! Você acredita nisso? É o que está informando o Fórum do SBTVD. Se você começou a dar risada, fez bem: a política de emissoras e fabricantes, pressionados pelo governo, é de dar raiva. A idéia continua sendo espalhar notícias agradáveis, para encobrir o fiasco que foi até agora a implantação do padrão brasileiro.

Primeiro, o número se baseia num “estudo fantasma” da Eletros, que no final do ano divulgou a venda de 300 mil conversores digitais (set-top-box). Só se for na China! Os números verdadeiros, a que pouca gente tem acesso, não passam de 50 mil unidades. Isso, somando todas as marcas (Philips, Semp Toshiba, Positivo, Proview, Telesystem e uma série de chineses que podiam ser comprados até em camelôs). Philips e Positivo desistiram, tão baixas foram as vendas. A Semp diz que continua, mas não divulga seus números. Ah! Sim, Samsung, LG e Sony estão vendendo muitos TVs com conversor embutido. E há os celulares com receptor de TV. Mas ainda assim não se chega aos tais 300 mil.

O Fórum diz ainda que cada conversor vendido equivale a 3,3 usuários com acesso à programação digital. Fico me perguntando qual a finalidade de espalhar números mágicos como esse. É tão simples admitir que TV Digital é uma tecnologia nova e necessariamente elitista, como são todas as tecnologias revolucionárias. Vai levar alguns anos para se tornar popular, embora o governo queira que isso aconteça antes das eleições de 2010. Sem chance.

2 thoughts on “Os números da TV Digital

  1. Concordo, Orlando. Apenas uma retificação, a título de contribuição: a Sony não vende TVs com conversor digital embutido. Não há um modelo sequer com esse opcional no mercado brasileiro. Abraço do teu leitor.

  2. Caro Raul, a Sony vende o conversor à parte, mas só serve nos TVs Bravia. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *