6a00d83544d2b253ef00e54fd9d9258833-800wi1Em novembro do ano passado, comentei aqui declarações de um executivo da Panasonic no Japão a respeito do futuro da tecnologia de plasma. Nesse meio-tempo, a “morte” do plasma já foi decretada algumas vezes, principalmente depois dos boatos (desmentidos) de que a LG iria sair do segmento e da notícia (confirmada) de que a Pioneer estava mesmo fora. Na prática, restariam apenas dois grandes fabricantes: Panasonic e Samsung (a Hitachi também produz, mas tem pouca expressão internacional). Sendo que a Samsung possui a maior fábrica de LCDs do mundo e naturalmente concentra seus esforços nessa tecnologia.

Mas a polêmica continua. Agora, vejo o blog HD Guru comentar o assunto. E a pergunta que ali está é direta: “Será que o plasma morreu”? Foram então perguntar a três fabricantes que continuam comercializando o produto no mercado americano (e também no Brasil): Samsung, LG e Panasonic, que responderam por escrito. Transcrevo aqui algumas das respostas:

* Só este ano, mais de 60 novos displays de plasma estão sendo lançados no mercado internacional. Acrescento: se isso é “morte”, não sei o que significa “vida”.

* Com melhores níveis de preto, cores mais ricas, transição mais suave nas imagens em movimento e ângulos de visão mais favoráveis (na comparação com o LCD), o plasma continua sendo a melhor opção para ver filmes e eventos esportivos, especialmente em telas grandes.

* As críticas de grupos ecológicos de que o plasma consome mais energia são infundadas. Os novos modelos têm o mesmo consumo dos LCDs. A Samsung, por exemplo, está lançando os chamados “E-Plasmas”, que são ecologicamente mais eficientes. 

* A Panasonic está construindo uma nova (e enorme) fábrica de plasmas no Japão. Com a crise atual, não faria isso se não tivesse certeza do potencial desse mercado pelo menos para os próximos quatro ou cinco anos.

* Todas as inovações atualmente em curso para os LCDs (acesso à internet, maior conectividade, painéis mais finos etc.) estão chegando também aos plasmas.

Conclusão: parece algo como a disputa entre carro a álcool e a gasolina. Ambos têm seus defensores, e a eventual supremacia de um deles em determinado item é compensada pelo outro. Ambos vão continuar convivendo por um bom tempo.

11 thoughts on “Será a morte do plasma?

  1. Gostei desse enfoque, o povão continua discutido a vida a morte e as qualidades do PLASMA versus LCD, isso graças aos experts e a mídia que ficam espalhando boatos infundados, alguns por achismo outros por conhecerem e compararem as qualidades acham que vai prevalecer aqueles que eles gostam mais sem levarem em conta a amortização dos investimentos, os custos/benefícios e os gostos pessoais das pessoas. O tempo se encarregará de mostrar oque vai prevalecer, não esqueçamos porém que as evoluções tecnológicas poderão nos surpreender.

  2. Como o plasma é visivelmente superior em relaçao aos LCD na reprodução de imagens em movimento e só agora com o lançamento dos LCD com backlight de LED,o nível de preto desas últimas se aproxima do plasma,então,por enquanto o mercado não pode prescindir dessa tecnolgia.

  3. Fico satisfeito em ouvir esta reportagem, pois na minha residencia tenho duas plasmas e duas LCDs e minha preferencia é sempre pela plasma, que comprovadamente é melhor no meu conceito.

  4. Para mim as Plasmas sempre foram objeto de comparação em termos de qualidade de imagem frente as LCDs. Nunca gostei muito da qualidade de imagem dinâmica das LCDs. Além do preto meio azulado das LCDs ainda padecem na questão de fragilidade da tela que não pode receber pequenos e quase insignificantes impactos podendo danificar os pixels e também a questão da durabilidade da lâmpada de backlight.
    Para assistir filmes, programas de TV e jogos não há comparação com a Plasma.

  5. Prezado Orlando!

    Parabéns pela matéria!

    Discordar da superioridade do plasma na comparação ao LCD só admssível a leigos que não acompanham a evolução das tecnologias!

    Não se pode confundir estratégias comerciais de cada fabricante à qualidade e decisão de continuidade de seus produtos!

    Sds.

  6. OK, Plasma tem suas vantagens, mas como trafegam niveis de voltagem bem altos e exigem celulas em cada cor do pixel com vacuo parcial, são muito mais sucetíveis a problemas que remetem ao fim de função.
    A tecnologia de Leds Organicos Emissores e os Projetores high end são, na minha opinião, o Must em qualidade e confiabilidade.

  7. CARO ORLANDO TENHO 2 PLASMAS DE 50 E UM LCD DE 42.CONSIDERO BOAS AS DUAS TECNOLOGIAS COM LIGEIRA SUPERIORIDADE DO PLASMA.ASSIM CREIO E DESEJO LONGA VIDA AO PLASMA.

  8. Não quero fazer o discurso do tipo”ecologicamente correto” ou do tipo “o mundo é livre para nossas escolhas e bláblá…”A verdade é que as duas tcnologias poderão e,na minha opnião, irão continuar a viver em comunhão uma com a outra.Não vejo motivo para que uma tecnologia(LCD ou Plasma) entre em um combate mortal por um terrtório tecnológio.Possuo os dois aparelhos em minha residencia, cada aparelho com suas características,algumas boas e outras ruins.Boa semana a todos.

  9. Sammer, concordo plenamente, sou apaixonado pelas 2 tecnologias e não gostaria de abrir mão de nenhuma delas, espero que continuem a produzir LCD e PLASMA por um bom tempo ainda.
    E viva a tela fina….. 🙂

  10. Os lcd´s melhoraram muito !!!! E tem que melhorar muito mais !
    Plasma …….sem dúvida
    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *