De repente, toda a grande imprensa voltou-se contra uma idéia brilhante da Petrobrás: criar um blog corporativo para defender seus pontos de vista. Nos últimos dias, os principais jornais e revistas do País vêm criticando a empresa por essa iniciativa inédita. E por que?

Em tempo: blogs corporativos já são mais do que comuns. Trata-se de uma das ferramentas mais eficientes para uma empresa se comunicar com seu público (clientes, fornecedores, mídia). Mas o da Petrobrás (cujo título é “Fatos e Dados”) não é um blog comum. Publica não apenas aquilo que a empresa quer ver divulgado, mas também coisas que a imprensa pergunta. E aí é que está o problema: as perguntas são colocadas no blog antes mesmo que saiam no próprio veículo que as formulou!

Com isso, a Petrobrás está “furando” a imprensa e, em certo sentido, vingando-se das infindáveis denúncias que vem recebendo. Lembre-se que está para começar uma CPI no Congresso, exatamente para investigar as falcatruas da empresa (que, pelo visto, não são poucas). O blog é, portanto, uma espécie de defesa antecipada contra o que pode surgir nessa CPI.

Acusada de ser um vasto cabide de empregos, como várias outras estatais, a Petrobrás trata de se precaver. Deve ter muito a esconder.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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