Nesta segunda-feira, embarco para Berlim, onde irei cobrir a edição 2009 da IFA, o principal evento de tecnologia de consumo da Europa (hoje, é o segundo do mundo em importância, atrás apenas da CES). Apesar da recessão mundial, as notícias que recebo da Alemanha são animadoras. A quantidade de novos lançamentos previstos é grande, com a maior parte da indústria acreditando que essas novidades são fundamentais para resgatar o otimismo do consumidor. É bom lembrar que a IFA, ao contrário da CES, é aberta ao público: das cerca de 250 mil pessoas que habitualmente visitam os pavilhões da Messe Berlin, quase metade é formada por usuários finais.

E o que podemos esperar da IFA ´09? Arrisco alguns palpites:

TV 3D – Sem dúvida a grande aposta de fabricantes, produtores de filmes e revendedores. Os mais otimistas acham que já em 2010 teremos no Primeiro Mundo esse tipo de televisor à venda por um custo razoável.

Telas finas – Já sei de pelo menos quatro fabricantes que vão entrar pesado na briga dos TVs de LED e/ou dos plasmas ultrafinos. É provável que alguns já mostrem suas armas em Berlim.

WebTV – Outra tendência inevitável da indústria, pelo apelo que tem junto ao consumidor nestes tempos de conectividade total. TVs com acesso direto à internet serão cada vez mais comuns.

Casa digital – Haverá um pavilhão inteiro dedicado a soluções para a casa toda, e não apenas a sala ou o escritório. Trabalham em conjunto fabricantes de áudio, vídeo, informática, eletrodomésticos, sistemas de segurança, aparelhos médicos…

Wireless – Mais uma vez, as grandes redes de televisão e operadoras telefônicas européias vão brilhar na IFA com uma enorme oferta de conteúdos. O destaque é a TV móvel, conceito que abriga todo tipo de material que possa ser distribuído remotamente para acesso em dispositivos portáteis.

Como se vê, assunto não vai faltar. Fiquem ligados.

2 thoughts on “IFA, aqui vamos nós.

  1. Bacana. Estou ansioso pelas novidades. Ah, um detalhe; ao fazer os vídeos, coloquem vídeos mais longos. Os da CES eram muito curtos quase uma ejaculação precoce 🙂

  2. concordo com o luiz hhehehe,

    mas voltando ao assunto quero ver mesmo são tvs oled, acho que agora ja devem sair dos protótipos e chegar a preços pelo menos “acessíveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *