Nesta segunda-feira, embarco para Berlim, onde irei cobrir a edição 2009 da IFA, o principal evento de tecnologia de consumo da Europa (hoje, é o segundo do mundo em importância, atrás apenas da CES). Apesar da recessão mundial, as notícias que recebo da Alemanha são animadoras. A quantidade de novos lançamentos previstos é grande, com a maior parte da indústria acreditando que essas novidades são fundamentais para resgatar o otimismo do consumidor. É bom lembrar que a IFA, ao contrário da CES, é aberta ao público: das cerca de 250 mil pessoas que habitualmente visitam os pavilhões da Messe Berlin, quase metade é formada por usuários finais.
E o que podemos esperar da IFA ´09? Arrisco alguns palpites:
TV 3D – Sem dúvida a grande aposta de fabricantes, produtores de filmes e revendedores. Os mais otimistas acham que já em 2010 teremos no Primeiro Mundo esse tipo de televisor à venda por um custo razoável.
Telas finas – Já sei de pelo menos quatro fabricantes que vão entrar pesado na briga dos TVs de LED e/ou dos plasmas ultrafinos. É provável que alguns já mostrem suas armas em Berlim.
WebTV – Outra tendência inevitável da indústria, pelo apelo que tem junto ao consumidor nestes tempos de conectividade total. TVs com acesso direto à internet serão cada vez mais comuns.
Casa digital – Haverá um pavilhão inteiro dedicado a soluções para a casa toda, e não apenas a sala ou o escritório. Trabalham em conjunto fabricantes de áudio, vídeo, informática, eletrodomésticos, sistemas de segurança, aparelhos médicos…
Wireless – Mais uma vez, as grandes redes de televisão e operadoras telefônicas européias vão brilhar na IFA com uma enorme oferta de conteúdos. O destaque é a TV móvel, conceito que abriga todo tipo de material que possa ser distribuído remotamente para acesso em dispositivos portáteis.
Como se vê, assunto não vai faltar. Fiquem ligados.
Bacana. Estou ansioso pelas novidades. Ah, um detalhe; ao fazer os vídeos, coloquem vídeos mais longos. Os da CES eram muito curtos quase uma ejaculação precoce 🙂
concordo com o luiz hhehehe,
mas voltando ao assunto quero ver mesmo são tvs oled, acho que agora ja devem sair dos protótipos e chegar a preços pelo menos “acessíveis”.