O governo britânico está prestes a tomar uma decisão que, se for mesmo implantada, pode mudar a história da pirataria. Ou será exagero? Vejam. Segundo o jornal Variety, a medida é muito simples: cortar a conexão de toda pessoa que baixar conteúdos ilegais. Isso mesmo: você faz aquele seu downloadzinho e sua assinatura é suspensa. Fácil, não?

Bem, essa é apenas uma idéia do ministro britânico da Economia, Peter Mandelson, ao que parece o homem forte do atual governo local. As más linguas dizem que ele tomou a decisão após um encontro com David Geffen, um dos homens mais poderosos de Hollywood (sócio de Steven Spielberg na produtora DreamWorks). Ambos desmentem. O fato é que a proposta está para ser aprovada pela Ofcom, equivalente da Anatel na terra da Rainha. Em junho, o governo britânico aprovou o que foi chamado de “Digital Britain“, uma série de normas para ampliar o uso de tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, aumentar o controle sobre práticas como pirataria, pedofilia virtual e veiculação de conteúdos pornográficos.

Na prática, os provedores de internet passariam a ser legalmente responsabilizados pelos downloads não autorizados e seriam obrigados a cortar a conexão dos infratores. Curioso é que a velha ilha é hoje uma das regiões mais liberais do mundo, totalmente aberta à imigração, com vários membros do governo assumidamente homossexuais e até a circulação irrestrita de mafiosos e bandidos procurados em outros países, como alguns magnatas russos. No caso da pirataria, os ingleses parecem querer endurecer o jogo.

Como irão fiscalizar isso? Ninguém divulgou. Só se sabe que a Associação dos Provedores Britânicos (ISPA) não está gostando nada da história e promete reagir na Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *