Peguei fila para assistir ao trailer de Avatar, o novo filme de James Cameron feito em 3D, no estande da Panasonic. Como já comentei, a empresa ajudou a bancar essa megaprodução que, segundo os dados oficiais, custou mais de US$ 200 milhões; nunca acreditei muito nesse tipo de número, que parece ser inventado de propósito para ganhar espaço na mídia e, com isso, alavancar as bilheterias. Eles nunca informam quando um filme custou barato… Bem, mas voltando ao assunto, é um espetáculo de cair o queixo. Não o filme propriamente, mas o “pacote 3D” da Panasonic.

Antes do trailer, eles passaram um vídeo promocional da empresa, também feito em 3D, que certamente ajudaria a vender muitos televisores se fosse exibido nas lojas. Tem um trecho de Fórmula 1 em que, a certa altura, o carro parece que vai atropelar a nós (na platéia).  E aquelas cenas de fundo do mar em que o tubarão dá a sensação de que vai nos engolir… O fato é que o 3D está na pauta de todos os grandes fabricantes, estimulados pelos estúdios de cinema, como a Fox, que investe uma fábula para promover Avatar no mundo inteiro. Tenho a impressão de que isso nunca aconteceu antes: o filme só estréia em dezembro, mas os trailers e materiais promocionais já circulam por toda parte (inclusive no Brasil). Se não fizer sucesso, é porque é ruim mesmo!

P1090639Se alguém me perguntar qual demonstração de 3D me impressionou mais na IFA, respondo sem hesitar que foi a da Panasonic. Ainda vamos comentar muito o tema aqui, mas é certo que a tecnologia está pronta – depende agora dos produtores de conteúdo, incluindo os estúdios de Hollywood, lançarem boa quantidade de materiais interessantes. Sem isso, de nada adiantará a excelente imagem dos TVs, certo? Curioso é que a Philips, que detinha a melhor tecnologia 3D (sem óculos), desativou os investimentos nisso e agora caminha junto com os concorrentes. Vimos aqui o TV Cinema 21 em 3D (foto) e a qualidade é boa, como também são os TVs 3D da Samsung, LG e Sony. Mas, se pudesse ser sem óculos, seria outra coisa. Infelizmente, não será desta vez.

2 thoughts on “Um espetáculo arrasador

  1. Barroso, bom dia!
    Assisti 3D no cinema à 50 anos na década de 50, no cine Vitória com óculos polaróide em São Caetano do Sul no ABC e também vi 3D laser no Ibirapuera na década de 60. Até hoje não vi nada superior nem na INFOCOM deste ano, é evidente que temos novas tecnologias porém não reflete nas imagens que vejo hoje, espero ser surprendido como você diz que está sedndo agora, estou aguardando.

  2. Com relação a qualidade de imagem 3D, sem dúvida, a melhor produção que já vi foi no parque Futuroscope, na França. Tratava-se de um cinema 360o em formato de cúpula. Todo o filme foi gravado em cameras IMAX no fundo do oceano. Impressionante. Era possível ver inclusive os sedimentos suspensos na água. De todos os 3D que já vi, passou todos da Disney, Universal, SixFlags etc. Sem dúvida, foi uma surpresa. Espero que Avatar seja como esse que vi na França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *