O amigo Luciano Guimarães me manda o link para o resultado de uma pesquisa que mostra como as pessoas se enganam com a qualidade da imagem que enxergam nos TVs. A pesquisa foi feita na Holanda e, portanto, não se pode afirmar que os entrevistados são pessoas ignorantes. Cientistas das universidades de Twente e Utrecht submeteram 60 usuários ao teste que foi chamado de “efeito placebo”: eles assistiram a trechos de filmes num televisor, sendo avisados quando se tratava de imagem standard (DVD) ou Full-HD (Blu-ray). Na verdade, as imagens eram as mesmas, mas ao responderem a um questionário os entrevistados disseram que as imagens supostamente Full-HD eram melhores!!!

A conclusão dos cientistas é que as pessoas são sugestionadas – daí o nome “placebo”, que é como se chama, em medicina, a reação de um paciente que simplesmente pelo fato de tomar determinado remédio sente-se melhor; algo que o grande escritor Luiz Fernando Veríssimo já chamou de “efeito bula” (só de ler a bula você já fica curado, mesmo que tenha tomado apenas uma farinha qualquer…). No caso dos TVs, a reação não chega a ser surpresa. Basta entrar numa loja e acompanhar a expressão das pessoas diante das imagens geralmente maravilhosas que são exibidas, e que muitas vezes nada têm a ver com as imagens reais que se vê em casa. A simples menção de que aquilo é “alta definição” (ou, pior ainda, “imagem digital”) já é motivo de deslumbramento.

O link não menciona que tipo de TV foi usado no teste, nem o tamanho da tela. Mas este é outro detalhe que costuma influir. Já presenciei pessoas comparando um TV de 50″ com um de 42″ e assegurando que o primeiro tinha imagem melhor, quando na verdade era tudo a mesma coisa. Para quem está habituado a telas menores, a diferença de tamanho tem um impacto bem mais forte.

Bem, a notícia deve servir de alerta: todos podemos ser sugestionados, de alguma forma. Então, o negócio é ficar atento, comparar e prestar bem atenção antes de fazer um julgamento. Aliás, como tudo na vida.

2 thoughts on “HDTV, ilusão de óptica

  1. Excelente e importantíssima essa observação.Vejo que a esmagadora maioria(até 99%)das pessoas não sabem absolutamente nada sobre as características e os vários tipos de imagem que podem ser obtidos com um mesmo aparelho.Esse fato se deve ao desinteresse para com o assunto,pois para essa maioria,se a imagem for colorida e sem chuviscos de forma que seja possível ver o que está se passando no programa que assistem,já está bom demais,nada de procurar contornos ,profundidade de imagem,nível de preto,fidelidade de cores,etc.Isso é coisa de fanáticos como nós,que não nos contentamos com nada menos do que o máximo…

  2. Desculpe entrar de novo o assunto tv por assinatura aqui no blog, mas se você permitir assim o farei.
    Esse efeito placebo do HDTV, também é aplicado nas operadoras e programdoras.
    Assinei há exatamente um mês o serviço Sky HDTV e durante esse período deu pra notar flagrantemente a deterioriação das imagens dos canais HD. Todos eles estão sendo exibidos com altíssima compressão, até mesmo o Globosat HD, que era o “queridinho”.
    O que restou de qualidade HD nesses canais se resume há alguns horários. Aliás, perdão o único canal que pra mim manteve sua qualidade foi o “Liga”, onde passa o Campeonato Espanhol.
    Isso mostra também que é muito fácil uma empresa te vender algo que ela não entrega realmente. Até porque, de fato as imagens exibidas nos canais HD são muito superiores aos canais SD, mas isso se deve à qualidade “podre” dos canais sd em si. Penso que se fosse aproveitado hoje a capacidade do conversor sd em exibir imagens em todo seu potencial, essas imagens rivalizariam com o que alguns canais HD estão exibindo. O maior exemplo disso foi a copa de 2006, onde a sky, utilizando o canal 139, motrou imagens em widescreen com maior resolução. A reação da base de assinantes que tinham acesso ao canal foi imediata: todos perceberam e comentaram que é possível ter uma imagem decente, mesmo com o decoder sd.
    Ou seja temos 80% dos canais HD de mentirinha, que estão se deteriorando com o tempo e a empresa continua dizendo que o HD dela é melhor, e facilmente engana os incautos.
    Novamente desculpe por falar de tv por assinatura, mas elas são também um bom exemplo de que agente pode estar vendo o que dizem que estamos vendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *