Alguém já falou que rankings e listas de “best of” existem para serem contestados. Mas tem gente que exagera. Acabo de ver a lista das “empresas mais admiradas” da revista Carta Capital, baseada nas “Most Admired Companies”, da americana Fortune. E olhem que engraçado: na área de telefonia, a primeirona é a… acertaram: Oi!!!

Você deve estar se perguntando: admirada por quem? A revista diz que foram entrevistados mais de 1.300 executivos de vários setores, que votaram em empresas divididas em 47 setores de atividade. Na área de telecomunicações, entram operadoras, provedores, fabricantes de celular e até de sistemas (caso da Cisco). E, entre todas, a Oi foi votada como “a mais admirada”. Não estou brincando. Justamente a empresa que tem, há meses, os recordes de reclamação no Procon, rivalizando com a Telefonica, que por sinal ficou em terceiro lugar nessa suposta votação.

Vejam que primor estes trechos da justificativa publicada na revista: “…as empresas de telecomunicações focam com atenção a convergência digital de meios, como forma de ampliar seus serviços aos clientes… A Oi saiu fortalecida após a aquisição da Brasil Telecom… Ampliou sua participação de 19,9% em dezembro de 2008 para 21,2% em junho”. Isso porque Mino Carta, diretor da revista, diz em sua apresentação que na escolha das mais admiradas “pesam valores e conceitos que transcendem a pujança econômica e envolvem o comprometimento social, a política ambiental, o senso de responsabilidade”.

Tem mais. Coerente com essa filosofia, a revista indica a Telefonica como a “mais admirada” entre as operadoras de telefonia fixa, numa votação que tem como principais parâmetros a “qualidade de produtos e serviços”, a “ética” e o “respeito pelo consumidor”, entre outros itens.

Ou estamos em outro planeta, ou então estão todos eles rindo da nossa cara.

6 thoughts on “As empresas mais “dimiradas”…

  1. Orlando,isso tem toda a lógica do mundo,senão vejamos:os entrevistados não são pessoas da população,usuárias do sistema e,sim,executivos ligados a empreses diversas.Está claro que estes executivos não admiram os serviços prestados pelas empresas em questão e sim,o fato de mesmo seus seviços sendo pésimos,mesmo “cuspindo”na cara dos clientes,mesmo assim essas empresas esão sólidas e com lucratividade invejável.Que executivo não gostaria de trabalhar em empresas asim?Daí a admiração apontada na “pesquisa”…

  2. Esses executivos deveriam ser executados!!
    Dá pra ver num caso desses qual é visão desses caras. O pedestal de sua imbecilidade é erguido em cima de “parcerias”, “suposta ética”, “suposto respeito ao cliente”.
    Qualquer empresário, executivo ou pessoa que se prese como cidadão, em primeiro lugar, verá que o serviço prestado por essas empresas está muito distante de ser pelo menos razoável.
    Elogiar a Oi pelas suas negociatas sujas?!! Falar bem da Telefônica que deixou São Paulo às “escuras” com a queda dos serviços por 3 vezes??!!!
    O que me enfraquece e me dá uma sensação de impotência é que pra fazer esse comentário e enviá-lo, estou usando o mesmo serviço sujo e porco que estou condenando (o Velox da Oi). Mas pra onde quer que eu olhe, não vejo uma, sim, uma alternatia decente! Nada! Nada!
    Chega a ser surreal. Alguém aí também já parou para pensar nisso?

  3. A Carta Capital não foi comprada por “amigos” do ex-ministro Luiz Gushikin? Oi não tem relação com a Brasil Telecom e com a Portugal Telecom? A Portugal Telecom, junto com o Banco Espírito Santo, foi acusada de alcançar R$ 20 milhões ao PT, dinheiro que seria entregue ao PTB na época do mensalão. Então esta “admiração” para mim não tem credibilidade…

  4. Sou executivo de marketing e usuário da OI. Concordo plenamente com o raking e admiro a empresa pois ela não se deixou levar pela tentação do cartel e quebrou todos os paradigmas que reguiam o mercado de telefonia.

  5. Olha, sou profissional de Marketing e concordo que as ações criadas pela Oi são inovadoras, a empresa realmente quebrou alguns paradigmas do mercado de telecom, porém… mantém as piores práticas no que tange o atendimento ao consumidor, resolução de problemas, terceirização de serviços, etc. A Oi continua sendo a “estrela” do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, mais especificamente dos Juizados de Pequenas Causas, onde tem, em alguns locais, até uma sala onde seus advogados podem se reunir e armazenar a papelada.

    Se você apenas usa o serviço e sua secretária é quem fica horas resolvendo os problemas que a empresa cria, não sabe o que é a Oi de verdade…

    Abs

    Julio Cohen

  6. Aqui em Sorocaba(SP) onde moro,realmente a OI chegou “quebrando paradigmas”,a começar pela legislação pois chegara e “à toque de caixa” começaram e levantar suas torres sem solicitar o alvará,sem apresentar projetos à Prefeitura,sem respeitar o Plano Diretor e sem recolher os impostos e taxas devidos.Disto restou que a maioria das torres foram desmontadas por ordem da Justiça e o serviço até agora deixa muito a desejar,com inúmeras reclamações dos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *