Rússia e Brasil lideram o ranking dos países onde mais se praticam cyber ataques. É o que o diz o novo levantamento da empresa especializada Akamai, divulgado nesta segunda-feira. Os dois países respondem, juntos, por quase 22% de todos os ataques a redes registrados no mundo inteiro nos últimos três meses. Da Rússia partiram 13% dessas ações, e do Brasil 8,6%. Se considerarmos que a Rússia hoje é praticamente um país dominado pela máfia, que dizer do Brasil?

O estudo State of the Internet, realizado a cada trimestre, se concentra nos índices de penetração que a internet vai atingindo nas várias regiões do mundo, e infelizmente a área de (in)segurança é a única em que nosso país se destaca. Já ouvi dizer que os hackers brasileiros estão entre os mais criativos do mundo, e não duvido nada. Invadir e/ou roubar propriedades alheias é por aqui mesmo, freqüentemente até com as bênçãos do governo.

Já na parte positiva do levantamento o Brasil nem aparece. Exemplo: os cinco países onde a internet cresce mais rapidamente são, pela ordem, Coréia do Sul, Japão, Hong Kong, Romênia e Suécia, sendo que os coreanos atingiram no último trimestre um percentual astronômico (14% de crescimento). Vejam que entre os cinco há um país de terceiro mundo, a paupérrima Romenia, provando que esses indicadores nem sempre têm a ver com a riqueza de uma nação. Já os cinco campeões da banda larga são todos europeus: Noruega, Mônaco, Dinamarca, Suécia e Holanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *