Nos bastidores de Brasilia, continua a guerra de lobbies em torno do Plano Nacional de Banda Larga, que o presidente Lula anunciou mas parece não estar fazendo questão nenhuma de levar à frente. A pressão é cada vez mais forte por parte das operadoras, representadas pelo ministro das Comunicações, Helio Costa, que não perde uma oportunidade de criticar a assessoria do presidente (leia-se: pessoas do PT que dão expediente na Casa Civil e no Ministério do Planejamento). “Não é o Ministério das Comunicações, o Ministério do Planejamento ou a Casa Civil quem vai decidir. É o presidente Lula e ele ainda não decidiu”, disse o ministro ontem a jornalistas que questionaram se já havia uma decisão.

Aproveitando a cerimônia de posse de Jarbas Valente como novo conselheiro da Anatel, dezenas de executivos do setor estavam lá criticando o Plano. A crítica mais forte é contra a idéia de reativação da Telebrás. No papel, a estatal atuaria apenas para atender municípios ou regiões onde as operadoras privadas não tivessem interesse, ou então onde houvesse pouca competição e preços muito elevados. Na teoria, uma boa idéia. Mas o mercado inteiro sabe (e os técnicos da Anatel também) que não é assim que funciona na prática. Despejar uma montanha de dinheiro (fala-se em R$ 14 bilhões) numa estatal está longe de ser a melhor maneira de estimular a concorrência e melhorar os serviços. Esse dinheiro está fazendo muita falta, por exemplo, em hospitais, escolas e regiões atingidas pelas enchentes. Aliás, hoje mesmo está nos jornais o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dizendo que o governo vai cortar investimentos. Na prática, mesmo, a volta da Telebrás significaria mais um guarda-roupa (e não um simples cabide) de empregos para amigos do rei – e dos amigos dos amigos.

As operadoras se queixam que apresentaram uma proposta de Plano, e o que está no decreto de Lula é outra coisa, completamente diferente. E nem foram chamadas para conversar. Mas o problema, como já comentei aqui, é que estamos em ano eleitoral. Nem Lula, nem Dilma, nem muito menos Helio Costa seriam loucos de desprezar a possível ajuda financeira que as operadoras poderiam prestar na campanha, e que não seria pequena. Banda larga? Isso pode esperar. Por via das dúvidas, Lula mandou os técnicos reavaliarem o plano. E a próxima reunião para discutir isso acontecerá em março (se não for adiada).

Bem, para quem quiser se atualizar sobre o tema, esta é a íntegra do projeto sugerido pelo Ministério das Comunicações, com apoio das operadoras. Recomendo ainda estes artigos:

Banda larga tem que estimular a concorrência

Banda larga e acessibilidade

Análise sobre o decreto que institui o Plano Nacional de Banda Larga

Banda larga agita os políticos

O lobby contra o lobby

E dou minha opinião pessoal neste:

A banda larga do governo. E a nossa!

7 thoughts on “Guerra da banda larga continua

  1. A pouco menos de 6 meses atrás, aqui em Recife-PE só havia a OI e outras empresas de pequeno porte que prestavam serviço de internet banda larga e com velocidade que não passavam de 1000Kbps! E estas, cobravam carissímo pelo serviço (pelo menos pra mim) de banda larga, digasse, mais de 150 Reais!

    Nas periferias o serviço as vezes nem era disponível pela OI, e quando era, a velocidade sempre foi baixa, nunca chegando a maxíma anunciada! A opção nestas localidades sempre foi maior pela internet a rádio, das outras empresas!

    Com a chegada da concorrência, GVT, o patamar foi elevado, agora podemos contratar até 100 mega de velocidade maxíma, e que funciona! A OI começou a anunciar serviços de até 100 mega também, mas que na realidade, só vai ate 4 megas de velocidade, pelo menos foi o que atendente me falou, e eu moro em área nobre da cidade!

    Uma coisa foi boa, hoje pago por uma internet de 4 mega o mesmo valor que à alguns meses eu pagava por 300kbps! E só não mudei para GVT, devido ao plano de telefone fixo que esta atrelado a internet!

    A falta de investimento por parte da OI, principalmente no nordeste onde o monopolio perdurou muito tempo, sempre foi patente!! só agora começou a cair! Mesmo assim o cabeamento ainda é todo antigo, fibra ótica, na rede da OI é coisa rara!

    E observe que é da internet fixa que eu estou falando, a movél esta em um patamar muito inferior do que a fixa, pelo menos por aqui! É muito difícil ouvir alguem elogiar o serviço de alguma operadora de banda larga 3g!

    Viva o Brasil! Presidente para de fazer campanha pra os outros e vai trabalhar que é melhor!

    OBS:Não estou fazendo propaganda pra ninguem, falo somente aquilo que vejo e percebo!

  2. CARO ORLANDO, BOM DIA..
    SEMPRE ESCREVO AQUI QUANDO O ASSUNTO É BANDA LARGA E SOBRE ESSE PLANO QUE O GOVERNO QUER LANÇAR, MUITO JÁ SABE DA MINHA POSIÇÃO SOBREA REATIVAÇÃO DA TELEBRAS, MAS IREI NOVAMENTE ESCREVER O QUE PENSO SOBRE ISSO.

    1- A QUESTÃO NÃO É CABIDE DE EMPREGO, SE VAI EMPREGAR MAIS GENTE NA TELEBRAS OU NÃO, VISTO QUE O PREJUISO FOI MUITO MAIOR QUANDO DERAM A CONCESSÃO PARA POUCAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÃO, TODOS SABEM QUE FOI O ARTICULADOR DO PROCESSO, SABE BEM QUEM LEVOU DINHEIRO, E MUITO, E ESTAMOS A MERCÊ DA POUCA CONCORRENCIA, NA VERDADE, NEM CONCORRENCIA EXISTE, SOMO DINOSSÁUROS QUANDO O ASSUNTO É BANDA LARGA.

    2-AGORA, DA TELEBRAS OU O GORVERNO OFERECER SERVIÇO JÁ É OUTRA COISA, O PLANO DEVERIA SER DE SOMENTE O GOVERNO RECEBER IMPOSTOS SOBRE O TRÁFEGO DO SINAL NA MALHA ÓTICA, E TEM QUE HAVER UMA EMPRESA ESTATAL PARA REGULAMENTAR O SETOR, POIS SENÃO FICAMOS COMO ESTÁ NO MOMENTO, AS TELES FAZEM O QUE QUER.

    3- CLARO QUE AS EMISSORAS DE TV ESTÃO PREOCUPADAS COM ISSO, QUEM QUER FICAR PRESO A PROGAMAS DE AUDITÓRIO IDIÓTAS, É SEMPRE A MESMEIRA ( SE EXISTE ESSE TERMO ), SENDO QUE A INTERNET TEM TUDO E MUITO MAIS A OFERECER, CLARO QUE VAI HAVER LOBBY DA GLOBO, REDE TV E AS DEMAIS.., TAMBEM QUE É O NOSSO MINISTRO DAS TELECOMUNICAÇÕES, QUANTO ELE VAI RECEBER DAS TELES PARA FURAR O PLANO DO GOVERNO, ELAS QUEREM MESMO QUE FIQUE ASSIM COMO ESTÁ.

    4- PLANO DE “BANDA LARGA DE 200KBPS”??, O QUE ESSA VELOCIDADE QUER DIZER BANDA LARGA??, RIDÍCULO, PARA SE TER UMA IDÉIA DO PLANO, AAS TELES ( NÃO VOU CITAR NOMES ATÉ PORQUE NEM PRECISA” ENTREGA TV A CABO A 15 ( ISSO MESMO 15 ANOS NA MINHA RUA), E O SINAL DE INTERNET NÃO ESTÁ AQUI, DIZEM QUE O UPLOAD NÃO ESTÁ INSTALADO, RIDÍCULO, E FICAM ANUNCIANDO QUE VAI PARA O INTERIOR DE SÃO PAULO???O QUE É ISSO????, MORRO NO MAIOR POLO COMERCIAL DA AMERICA LATINA E NÃO TEM SINAL DE INTERNET POR CABO??, QUEREM ENGANAR A QUEM?? E A TELEFONICA COM ESSES CABOS EXPOSTOS DIZ QUE NO MÁXIMO CHEGA A 4 MEGA ( ISSO DIVIDIDO DÁ 500kBPS,E NUNCA CHEGA A 380 KBPS,E POSSO DIZER QUE SOU PRIVILEGIADO, MAS SEU EU QUISER E ME SUJEITAR A PAGAR A BALELA DE R$ 1540,00 POSSO TER UM PAR DE CABO METÁLICO E UM IP DINÂMICO POR UMA VELOCIDADE DE 1 MEGA ” VERDADEIRO”, OU SEJA, 8 MEGA COMO É CONHECIDO.

    5- AO MEU VER, TEM QUE TER UMA EMPRESA ESTATAL SIM, PARA REGULAMENTAR O SETOR, AFINAL, O QUE VAMOS FAZER COM OS 10 BILHÕES DO FUST QUE TÁ LÁ PARADO, AS TELES ESTÃO RECLAMANDO SOBRE A REATIVAÇÃO DA TELEBRAS, POIS ISSO IRIA COMO SEMPRE ATRAPALHAR SEU MODELO DE NEGÓCIO ABUSIVO, A TELEFONICA NUNCA MUDOU NADA AQUI AONDE MORO, OS CABOS E CAIXAS ESTÃO EM EXPOSIÇÃO, PARECE QUE ATÉ MORO EM CUBA..

    6- SE ATIVAR A TELEBRÁS, ESSA NUNCA DEVE PROVER SERVIÇO DE INTERNET, TEM QUE SOMENTE COLOCAR EMPRESAS PRIVADAS, PEQUENOS PROVEDORES DE ACESSO E USAR OS CABOS ÓTICOS DA MALHA DO GOVERNO, AI SIM, OS BILHÕES QUE ENTRARIA NO MERCADO VIRIA DE PEQUENAS E MEDIOS PROVEDORES DE ACESSO, AI SIM TERIAMOS CONCORRENCIA E MELHORIA DA VELOCIDADE E ACESSO.

    BEM, COMO NÃO SOU POLITICO, LOBISTA, DONO DE PROVEDOR, ESPERO QUE O PLANO DO ROGERIO SANTANA SEJA O INDICADO, É A MINHA HUMILDE PERCEPÇÃO DO ASSUNTO.

  3. Thiago , Oi e gvt se merecem, a oi não tá nem aí para as cidades da regiao metropolitana do recife (moro em igarassu), quando a gvt chegou pensei q fosse começar a ver a guerra de preços e a expansão do serviço, resultado? Segundo palavras do gerente regional da gvt a empresa, NÃO tem o mínimo interesse em expandir para outras áreas q não seja o centro.

    Blza. grande concorrência essa. tudo sempre fica na capital, depois reclamam que as pessoas não querem saber de morar no interior.

  4. O que me é claro é que ficar na dependência das teles para internet banda larga não será uma experiência positiva.
    Elas nunca irão fornecer uma conexão adequada, que permita concorrer com as ligações telefônicas fixas e móveis tradicionais, vídeos, etc. Os ditos IP-FONES, por exemplo.
    Vide as conexões das teles atuais. 3G, e outras piores.
    Vendem-nos o frasco na capacidade que o cliente deseja, porem conteúdo é reduzido.
    Capacidade de conexão adquirida 1 MBps porem, na prática o tráfego não passa de 128 kBPS.
    É como se comprassemos um litro de leite na padaria e só viessem 200ml. Vai reclamar para ver. Eles dirão que o frasco tem a capacidade de um litro, oras.

    O lobbye das teles está forte no ministério das comunicações (minúsculas propositais).

  5. O curioso é que o governo poderia desafogar os órgãos publicos fazendo boa parte pela internet se desse conexão descente pra todos.

    Wimax, lenda
    plc, lenda
    3g, lenda

  6. Em cima do comentário 4 “Sergio 1 Fevereiro” expresso, permita-me Sérgio, mais a fundo. O que está aí no Brasil como provedores da Banda Larga, não é nem mais caso de justiça, mas de Policia. Não há, pelo menos das que são conhecidas do público, nenhuma operadora de “banda larga”, cumprindo o que anuncia. É uma achincalhe, não é nem falta de eficiência e eficácia, é puro escárnio. Em um país mais justo e sério, pelo menos o lascivo dos administradores desses pseudo provedores, já deviam está na cadeia. Não é verdade que são estes os maiores acionistas da justiça? Sérgio, pemita-me, não são os “lobbies” que são forte, os resposáveis pelo ministério é que são fracos.

  7. As pessoas que mais sofrem no país são aquelas que sofreram violência. Pelo que já nos aconteceu, diante do assunto “banda larga”, seja Vivo, Claro, Tim, etc, fomos preciso em nosso cometário, levando-se em conta o preço que se paga. Aualmente a Oi nos oferece o Velox a 600kbps, reais, mas para tal, pagamos cerca de R$ 72,00, isto para um plano de 1 ano. Temos a Vivo 3G, que está apregoado no “site” da empresa 1Mb de conexão e pagamos R$ 119,00, para no máximo conseguir cerca de 52kbps. Se os senhores exige moderação no comentário, qual a razão de um assunto que pertence a um ministério que temos certeza de pessoas de gabarito, no conhecimento do assunto, não auxiliam o país para o melhor para todos? Os senhores desconhecem que a Internet é um instrumento considerado, em todo o mundo, como o veículo
    de maior importância, para o global ou melhor no que concerne a “globalização”? É nessa seriedade, que é encontrada no que nossa mídia chama de “primeiro mundo”, me fundamento. Desculpe se fui sincero. Eu não me sinto lesado, face o que nestes 5 ultimos anos as empresas responsáveis pela “banda larga”, eu me sinto distituido da minha cidadania. Por que o título do artigo é: Guerra da banda larga continua? Está também no texto do artigo: “Não é o Ministério das Comunicações, o Ministério do Planejamento ou a Casa Civil quem vai decidir. É o presidente Lula e ele ainda não decidiu”, disse o ministro…”. A que se afirmar que o Presidente da República está desguarnecido, porque, fica claro no artigo, que ele é que tem de solucionar todos os problemas? Perdão, coitado no nosso Presidente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *