Comentei brincando no sábado que a questão do novo padrão elétrico brasileiro iria virar uma “novela”, e eis que meu post registra um recorde absoluto de comentários dos leitores. Prova de que as pessoas estão mesmo indignadas com essa mudança empurrada a fórceps sobre todos. O que temos aqui neste blog é uma minúscula – mas significativa – amostra da reação da sociedade quando lhe querem impor algo não devidamente esclarecido. Embora um dos leitores diga que assistiu na televisão a um anúncio do novo conector, acredito que seja raridade: todo mundo assiste televisão no Brasil, e parece que ninguém mais viu o tal anúncio! Muito estranho…

Pesquisando o assunto, encontrei no YouTube este vídeo do Olhar Digital, feito em 2008, e uma reportagem do Fantástico, levada ao ar em novembro último. Esta, aliás, trata também da grave questão das falhas de segurança encontradas nos filtros de linha, hoje usados mais como “super-benjamins” do que propriamente para filtrar ou proteger o que quer que seja. E, diante da constatação de que TODOS os filtros testados foram considerados impróprios para uso, um diretor do Inmetro diz que agora o órgão vai criar uma norma a respeito. Vejam bem, agora, em 2010. Que eu saiba, filtros de linha existem desde pelo menos a década de 80, não? É com essa falta de responsabilidade que atuam os órgãos de fiscalização no Brasil.

De qualquer maneira, a polêmica serve para mobilizar as pessoas da forma mais democrática possível. Seria interessante que alguém do Inmetro ou da ABNT lesse essas opiniões para, no mínimo, considerar a possibilidade de rever a mudança. Ou, quem sabe, fornecer alguma explicação convincente. E, para que não se diga que as queixas são coisa de meia dúzia de descontentes, sugiro que todos espalhem a informação ao maior número possível de contatos (amigos, colegas, redes sociais). É para isso, também, que existe a internet: permitir que se grite contra as injustiças, especialmente aquelas cometidas por órgãos do governo, que nós todos sustentamos com os impostos que pagamos.

7 thoughts on “Campeão de audiência

  1. Semana passada chegou meu novo refrigerador e eu,na maior expectativa,corri para ver o plug do produto:felicidade total,veio ainda com o plug antigo,não tive que sair correndo atrás de adaptador nenhum.Esta semana,nova expectativa:chega o novo fogão,todo “turbinado”,estou “fazendo figa” para vir com o conector antigo…

  2. Poderiamos fazer um abaixo assinado ou outro tipo de manifesto, contra a implantação de mais uma das trapalhadas do governo. Se tiver já um local, por favor me informem !

  3. A justificativa principal para a criação de um novo padrão de tomadas elétricas é a segurança.
    Considerando a existência nacional de um padrão anterior e uma enorme utilização de tomadas no padrão americano, principalmente no setor de informática, a proibição da comercialização de tomadas no padrão anterior, ou no padrão americano, visa o benefício da indústria nacional e o prejuízo econômico da população, que seria obrigada a uma massiva troca de tomadas.
    A suspensão dessa proibição e o livre arbítrio na escolha da solução a ser adotada, justificaria o argumento da segurança.
    Um exemplo. Devido à qualidade do material utilizado, tomadas “hospital grade”, no padrão americano, são tão ou mais segura que as novas propostas, além de trazerem grandes benefícios a sistemas de áudio de alta performance.

  4. Sou um leigo na parte elétrica e eletrônica, mas sempre ouvi dizer que adaptadores e pinos “T” (o famoso “Benjamin”) são complicadores elétricos que aumentam o consumo e podem causar danos sérios aos equipamentos, pois diminuem a área de contato, causando aquecimento nos plugues. Esta mudança radical na contra mão do mundo nos obriga usar adaptadores por um longo tempo, senão eternamente.
    Ai eu pergunto, como ficamos diante desta questão ? seremos obrigados a trocar os plugues de todos os equipamentos, novos e antigos, para não usar adaptadores ? quem banca isto ?

  5. engraçado lendo agora estes comentario lembrei que aindo ontem fui instalar um novo micro ondas , logo que abri vi ja o novo plug ,comprei então uma nova tomada , surpresa os pinos do micro eram mais grossos que os furos da tomada, solução para o momento tive que com axilio de broca abrir os furos da parte plastica para funcionar ,onde está a concordancia de tudo ,
    Obs: forno brastenp mod maxi gratine
    plugue NBR14136

  6. ATENÇÃO MESSIAS!!!! ATENÇÃO MESSIAS!!!!

    Há dois tipos de tomadas e plugs NBR-14136: um para 10A (pinos e orifícios mais finos) e outro para 20A (pinos e orifícios mais grossos). Ou seja, pode-se ligar um plug de 10A numa tomada de 20A, mas não um plug de 20A numa tomada de 10A.

    A tomada de 10A que você “arrombou” deve superaquecer (seu forno com dourador vai consumir uns 18A ligado em 127V, pelo menos…), COM GRAVE RISCO DE INCÊNDIO!!!

    Antes de pedir para o “Seu Zé Chuveiro” trocar a tomada, chame um técnico habilitado (com CREA – e, portanto, responsabilidade legal sobre o serviço) para verificar se sua fiação vai aguentar o tranco e se está tudo em ordem.

    E para todos que acessam o blog:

    Com eletricidade não se brinca!!!!

    Toda e qualquer “gambiarra” é um atalho para acidentes graves, que podem resultar em mortes!!!
    Serviços em eletricidade devem ser feitos ou acompanhados por profissionais legalmente habilitados (com registro no CREA), que assumem a responsabilidade legal sobre o serviço.
    Sem este profissional a responsabilidade (criminal, inclusive) passa a ser sua!!!

    Desculpem a extensão do post, mas o assunto é sério.

    Abraços (e fiquem vivos…)

  7. Acabei de ler que embora tenha entrado em vigor, oficialmente, no primeiro dia do ano, o novo padrão de conexões elétricas adotado pelo Brasil corre o risco de nem ser implantado. Além de queixas dos usuários que vêm se espalhando através da internet, pelo menos dois órgãos públicos agem contra a mudança de padrão.
    Fiquei confuso, pois acabei de construir e não encontrei em nenhum lugar outra tomada que não seja esse novo padrão.
    Agora como faço, se não for implantado, e as tomadas que comprei?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *