Uma das polêmicas mais acirradas nos últimos meses, no mercado de televisores, é sobre o contraste de plasmas e LCDs. Dezenas de leitores se manifestaram, inclusive aqui neste blog, defendendo uma ou outra tecnologia, mas no quesito contraste o plasma sempre foi tido como superior. E realmente é. Ou não? A polêmica deve se reacender agora, depois que David Katzmaier, um dos mais competentes jornalistas americanos no setor, levantou a lebre: o nível de preto dos plasmas Panasonic vendidos nos EUA não é, digamos, assim uma Brastemp…

A polêmica é detalhada no Crave, blog conduzido por Katzmaier, que compilou uma série de reclamações de usuários a respeito da queda de performance desses TVs em relação ao contraste. Tudo teria começado com posts no AVS Forum, comunidade de aficcionados, especialmente americanos, todos criticando a marca. Intrigado, Katzmaier, cuja especialidade é justamente a análise de televisores em laboratório, foi ouvir o que tinha a dizer a Panasonic. E a resposta foi estranha. Alguns trechos:

“Vários elementos e características dos displays eletrônicos mudam com uso ao longo do tempo… Os HDTVs Panasonic Viera plasma incorporam um controle automático que ajusta a voltagem interna em intervalos pré-determinados, fazendo com o que o nível de brilho por trás da dela (background brightness) aumente a partir de seu valor inicial. Depois de vários anos, as características dos materiais internos se estabilizam e não é necessário mais nenhum ajuste automático de voltagem. O nível de preto atingido nesse ponto irá produzir excelente performance de imagem. Os modelos mais novos da linha Viera plasma incorporam um controle automático ainda melhor, que aplica os ajustes de voltagem em incrementos menores, resultando numa mudança mais gradual do nível de preto ao longo do tempo”.

Esquisita explicação, não? Quer dizer que o nível de preto inicial é um, e com o uso contínuo essa característica vai melhorando? Katzmaier também achou estranho, e prometeu fazer, ele mesmo, os testes para saber se as queixas têm fundamento. Como ele, confesso que nunca tinha ouvido falar disso. Mas a reação do fabricante – em vez de simplesmente desmentir as críticas – deixa margem a dúvidas. Quem estará com razão?

12 thoughts on “O plasma e o nível de preto

  1. Olá Orlando , tudo bem ?
    Realmente muito esquisita essa explicação . Agora ,com certeza EU estarei na espectativa aguardando os testes do Katzmaier para saber se realmente as queixas tem sentido!!!E como sempre vou estar de olho nas matérias que o senhor ORLANDO ,estiver divulgando …
    Mas na minha modesta opinião , já presenciei funcionando ,LCD ,
    LED ,projetores , mas qualidade de imagem e contraste – o verdadeiro preto -igual a tv da panasonic , nunca !!!! Posso afirmar isto porque tenho a PLASMA DA PANASONIC FULL HD PZ800 58′,E CONSIDERO ESTE BAITA TV IMBATIVEL em todos os quisitos !!!
    Um abraço e aguardamos a resposta do senhor Katzmaier .

  2. No htforum temos vários tópicos realcionados diretamente com as plasmas panasonic. Eu mesmo possuo uma (42x10b). Na minha opinião, a explicação do fabricante faz todo o sentido, partindo do princípio de que discutimos muitas e muitas vezes sobre a questão amaciamento (aproximadamente 100%) do aparelho.
    Alguns se recentem de falar em amaciamento de tvs de plasma e outros dizem e testemunham resultados após algum tempo de uso.
    O que posso dizer pessoalmente, é que minha tv parece me surpreender a cada dia de uso em função de percetível melhora, não só no nível de preto como em vários outros níveis.
    Não esquisito a explicação do fabricante. Acho que ele simplesmente disse que o que já é bom, melhora com o tempo.

  3. Orlando, o que a Panasonic afirma é exatamente o contrário. Estou acompanhando este assunto, tanto no Crave, como no AVS Forum, há algum tempo. Há reclamações generalizadas de que o nível de preto piora com o uso. A Panasonic justifica dizendo que a tensão que alimenta o driver de cada pixel do plasma aumenta automaticamente com o tempo de uso. Isto significa mais brilho de fundo, quando não há sinal de vídeo e, consequentemente, a relação de contraste piora. Eu já estava me preparando para comprar um plasma Panasonic das novas séries G10 ou V10 e desisti, aguardando mais testes do Crave, até tomar uma decisão final. Esta notícia é uma pancada de desestímulo nos plasmas em geral.

  4. Possuo uma Plasma Panasonic Viera de 2008 modelo PV80 e confesso que o preto dela é muito similar ao de uma LG modelo 42PX4RV-MC de 2005. Já possuo ela a quase 9 meses e apesar de possuir uma excelente imagem e naturalidade nas cores e contraste o nível preto é um pouco questionável.

  5. Orlando, não é comum um fabricante ter a corragem de informar os consumidores inadequação de seus produtos, à Panasonic parece que se destaca por essa inciciativa.
    Acredito que todos deveriam fazerem o mesmo, assim teriamos produtos mais eficientes e eficazes. Escolha passa por transparência dos fabricantes de produtos.
    Abs. Dinaldo

  6. CNET, AVS e Crave sao excelentes fontes de informacoes e uso o AVS forum desde de 2001 como participante da comunidade, pois foi a minha primeira fonte para a compra da minha primeira Plasma Panasonic. Ronaldo Franchiniem esta correto sobre a informacao e’ ela e’ oposta ao que Orlando Barroso colocou no BLOG. Acredito ser correto esperar pelo pessoal da CNET e Crave mas o pessoal do forum AVS e’ muito ‘etico e se existe o relato no forum e’ de bom tom verificar. Estou com duas Plasmas Panasonic: uma de 42 e outra de 50 polegadas. Uma fabricada no Japao em 2001 e outra comprada no Brasil em 2008. A de 2001 tem uma imagem excelente e sem burn in. Quanto ao contraste ou mudanca de: nao posso afirmar se houve mudanca pois nao tenho equipamento para medir. Entretanto, comparando com a Panasonic de 50 com a de 42 temos o seguinte:
    – a de 42 surpreende pelas cores e nitidez – embora tenha a resolucao de 852×480. contraste no manual de 3000:1 estatico – (ignore o dinamico);
    – imbativel em imagem com qualquer LCD com iluminacao lateral com LED (nao verifiquei as novas com painel full LED de iluminacao – que sao bem mais caras) que tenha visto no mercado Brasileiro;
    – cores melhores que a Panasonic de 50 de 2008 – mas a de 50 fica muito melhor que a de 42 quando em HDTV 1080i usando HDMI. Provavel que a 42 tenha um circuito melhor quando usa o video componente, ou seja, no dominio analogico;

    A de 50 tem um problema na decodificacao do PAL-M, reportado diretamente a Panasonic no Brasil, mas nem se importaram com o problema. O problema e a saturacao na cor azul onde borra a imagem na tela. So ocorre quando o sinal e analogico RF Cabo ou Antena. No dominio digital e’ impecavel.
    Sem problema nas duas de qualquer burn in, ate o momento.
    Ambas estao reguladas e ajustadas – ao menos a cada 6 meses verifico e as mudancas sempre sao minimas.
    abs. Marcus Gava

  7. Orlando:outra coisa que levanta suspeitas de que há algo errado é o virtual sumiço de toda a linha de plasmas full-hd da série 2009 Panasonic do mercado.Há cerca de 1 mês estou tentando comprar uma 58V11 ou 58PZ800 e não tem “nem para remédio”,muito menos as 50G11.Ou o problema é muito grave ou eles não querem vender ou já está chegando precocemente a linha 2010.

  8. Orlando,estou retornando a este tópico pois gosto muito da nossa HT&CD.Devido ao grau de importância e à referência que se tornou em assuntos de tecnologia em nível nacional,acho que chegou a hora de a revista possuir equipamentos de medição para efetuar avaliações objetivas nos aparelhos que testa e,dessa forma,poder publicar os valores como contraste,brilho,etc tanto os informados pelo fabricante como os obtidos nos testes da Revista.É chato ter que esperar por avaliações de outros sites em casos cruciais com esse do nível de preto dos plasmas.O que você acha?

  9. Caro Rubens, obrigado pela sugestão. Vamos nos empenhar nisso, realmente faz falta esse tipo de avaliação no Brasil. Abs. Orlando

  10. Olha eu aqui de novo!Já notaram que ninguém fala do nível de preto das plasmas LG e Samsung,por exemplo?Não seria devido ao fato de as Panasonic serem tão perfeitas e se esperar tanto delas que todos as obsevam no microscópio à procura de mínimas falhas,que não são pesquizadas nas outras marcas por não se esperar dela a perfeição?Mesmo com toda essa polêmica,não penso em mudar de marca e acho que os mais aficcionados também não.Pensem nisso…

  11. Olá amigo Rubens .
    Concordo plenamente com seu feliz comentário acima;”Já notaram que ninguém fala do nível de preto das plasmas LG e Samsung,por exemplo? Eu também já senti que muitas pessoas e “marcas” andam muito preocupados com a panasonic, pois ela encomoda mesmo seus concorrentes ,por ter sem dúvida alguma a melhor qualidade de imagem que uma tv possa ofereçer !!!!TODOS SO FALAM DA PANASONIC E PROCURAM DE TODAS AS FORMAS ENCONTRAR ALGO DE ERRADO OU FAZER A CABEÇA DE ‘ALGUMAS PESSOAS’ !!! Sou um previlegiado por ter em meu cinema a PZ800 58′ e como o Rubens mesmo acrescentou ,não penso também em mudar de marca . Posso mudar de tv daqui a alguns anos , mas será A PLASMA DA PANASONIC ,pois sei que nenhuma outra tv tem melhor qualidade de imagem !!!

  12. Necessito falar com o sr. Ronaldo Francchini sobre produtos da ARC – Audio Research Company. Quero adquirir um, mas não acho o contato.
    At.,
    Flávio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *