A Telefonica está sendo obrigada a tirar do ar alguns canais de seu serviço via satélite (DTH), afetados pelo fenômeno AZBox. Para quem não sabe, esta é uma marca de aparelhos eletrônicos de uso profissional, que também fabrica conversores do tipo set-top-box. Um destes vem sendo usado irregularmente para captar alguns canais da grade da Telefonica, especialmente o PFC, pay-per-view da Globosat. Segundo o site Tela Viva, especializado no assunto, isso acontece com os sinais que têm criptografia antiga, entre os quais se incluem Telecine e HBO (ambos também estão sendo desligados). Claro, os assinantes mais recentes já recebem sinal com criptografia nova, e nesses casos não há problema, diz a operadora. Para os demais, a solução é trocar o cartão do decoder.

O curioso dessa história é que tempos atrás a simples menção do nome AZBox causava furor entre as operadoras de TV paga. Net e TVA conseguiram na Justiça bloquear todos os sites que falavam dessa marca, o que acabou tirando do ar por alguns dias até o Home Theater Fórum, que sempre foi contra a pirataria. Devem ter dado uma busca no Google e decretado o bloqueio apenas com base na citação da palavra maldita… Para quem quiser saber os detalhes, este link conta tudo.

Por mera curiosidade, fui conferir o site da AZBox, cuja sede fica em… isso mesmo: Ciudad del Este, Paraguai. Logo na página principal do site, um aviso: “NÃO ENTREGAMOS NO BRASIL”. Pelo visto, nem precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *