Sempre atento e prestativo, Cristiano Mazza, da Discabos, informa detalhes sobre a especificação HDMI 1.4a, que acaba de ser divulgada pela HDMI Licensing. Essa conexão foi criada especialmente para equipamentos 3D (TVs, projetores, Blu-ray players, receivers, videogames e os futuros decoders de TV via cabo ou satélite). A entidade garante que os aparelhos com essa especificação poderão se comunicar entre si sem incompatibilidades – infelizmente, esse é um problema das conexões HDMI atuais.

Os dois detalhes mais importantes da nova norma são estes:

1) Os filmes que saírem em 3D deverão ter resolução 1080p e freqüência de 24Hz;

2) Os jogos para videogame 3D deverão ter 720p e freqüência de 50Hz ou 60Hz.

Isso tem uma justificativa, segundo Cristiano. A imagem de um filme em 3D é duplicada, ou seja, para formar o efeito na tela em alta definição é preciso ter duas imagens em 1080p. Isso dobra a necessidade de banda para trafegar o sinal. Por isso, a troca de quadros (representada pela freqüência em Hertz) não pode ser muito alta, caso contrário a banda não suporta a quantidade de informação. Já nos games, foi necessário reduzir a resolução para 720p, pois não são imagens reais, e sim criadas em computador. Nesse caso, a troca de quadros não pode ser reduzida, pois isso tiraria o realismo das imagens.

Mas tem mais. Foram especificadas também as normas para transmissão de televisão em 3D, que poderão utilizar dois formatos:

Side-by-side Horizontal – resolução 1080i, freqüência de 50Hz ou 60Hz

Top-and-bottom – 720p a 50Hz ou 60Hz, 1080p a 24Hz

A HDMI Licensing determinou ainda que todos os displays 3D deverão ser compatíveis com todos os formatos de imagem tridimensional; todas as fontes de sinal deverão operar com pelo menos um dos formatos; e todos os repetidores (conversores, splitters, chaveadores etc.) deverão admitir todos os formatos. Os fabricantes têm 90 dias, a contar de ontem (4 de março), para se adaptarem às novas normas.

À primeira vista, parecem boas medidas. Temos, enfim, uma padronização, o que facilita a vida de todo mundo. Espera-se, é claro, que não fiquem criando os padrões 1.4b, 1.4c e assim por diante; e que a citada compatibilidade realmente seja garantida. A propósito, o hot site HDMI Connect traz diversas informações úteis sobre essa conexão. Acredito que seja a mais completa fonte a respeito, em português. Vamos agora traduzir as novas normas e disponibilizá-las no hot site o mais rápido possível.

6 thoughts on “Como vai ser o novo HDMI

  1. Peraí, “…todos os displays 3D deverão ser compatíveis com todos os formatos…”, isso quer dizer que não precisamos mais nos preocuparmos em comprar um TV fora do padrão a ser escolhido? Provavelmente os fabricantes que já vão lançar como LG não se enquadram nesse quesito.

    Outra pergunta: Perdoe a ignorância, mas é possível acontecer de eu ter o sinal HDTV num padrão e filmes e games noutro?
    Ou estúdios, Sony, Microsoft e companhia irão produzir de acordo com o padrão escolhido no pais?

    Espero não ter falado besteira.

  2. Ola, Orlando me permita ajudar nessa resposta.

    Primeiro e importante entender que irao existir dois tipos de sinal 3D. O primeiro e aquele que a propria TV faz a geracao do sinal 3D apartir de uma fonte ou um sinal convencional. Nesse caso o proprio aparelho faz essa “criacao”, e nos conseguimos visualizar esse conteudo tridimensional atraves de oculos especiais (na grande maioria dos casos). Esse parece ser o caso da linha de TVs que a LG pretende lancar em breve.
    O segundo caso, que e onde se enquadra as definicoes do padrao 1.4a, e quando um imagem foi gravada ou gerada em 3D (voce pode verificar na revista Home theater desse mes a nova camera da Panasonic que grava o conteudo ja em 3D)e ela vai ser transmitida para uma central ou para as TV dos telespectadores, ou sera gravada em midia (DVD) para posteriormente ser transmitida entre os equipamentos, ou ,ainda, uma midia criada para games que sera transmitida entre console e TV; nesses casos de transmissao entre equipamentos de midia 3D, ambos devem estar dentro das normas de resolucao e frequencia estabelecidas pelo padrao.
    Isso e importante para qeu nao hajam falhas no sistema, pois se determinado DVD ou BD manda um sinal 3D com resolucao 1080p, freq. 60 hz e bit rate de 12 bits, o cabo HDMI, mesmo sendo da melhor qualidade possivel, nao tera largura de banda para transmitir isso, mesmo que a TV consiga enttender esse sinal.
    Pode parecer uma solucao simples trocar o cabo por um com largura de banda maior, porem entenda que alem de todo prejuizo financeiro que os consumidores teriam trocando seus cabos, existem problemas de especificacao. Para criarmos um cabo HDMI com largura de banda superior a 10,2 Gbps, alguns problemas fisicos seriam dificeis de contornar. Alem do cabo ser muito grosso, ficaria muito complicado alcancar meytragens alem de 10 mts com essa banda, o que prejudicaria a utilizacao de projetores, por exemplo.

    Sobre a escolha dos padroes, nao se engane, quem escolhe eles sao os proprios fabricantes, eles comandam a organizacao HDMI. Assim devem estar todos de acordo quanto a isso. Os equipamentos poderao trabalhar com varios padroes ao mesmo tempo, a midia e gravada dentro do padrao correta para ela, segundo a norma 1,4a, assim sera transmitida dessa maneira e entendida corretamente pelo display.

    Abraco.
    Cristiano Mazza.

  3. Muito obrigado ao Cristiano pelos esclarecimentos. Só complementando: estamos tentando contato com a TV Globo, que desde o ano passado já faz testes com transmissões 3D, para saber qual será o padrão utilizado no Brasil. Assim que tivermos novidades, informaremos aqui. Orlando

  4. Porque o PS3 com HDMI1.3 aceita atualização para rodar imagens 3d e demais equipamentos não aceita ? Sera que não tem uma malandragem no ar , para empurrar todos para comprar aparelhos com HDMI1.4 ?

  5. Entendo, Cristiano, que nos dois tipos de sinal 3D são necessários os óculos,não? Vejo também, pela sua exposição, que os atuais monitores (TVs),cabos e players são perfeitamente compatíveis tanto com a resolução quanto com as frequências definidas como padrão.O que o André coloca vai bem ao encontro do que tenho dito sobre “hardware especial para 3D”.
    Hoje já temos todo esse hardware. O que será necessário é apenas um software para “interpretar” o que estaremos recebendo em casa pelas emissoras ou na compra de filmes (ou jogos como no PS3)para “liberação” para o display.Já existem empresas que estão vendendo os óculos e kit para, com um computador, “preparar” o hardware (TV) para isso por US$ 129.00. A própria dúvida que tem o Barroso mostra que não é necessário HDMI 1.4a pois a Globo faz, desde o ano passado, testes (incluindo o Carnaval)e ainda não havia sido definido esse padrão de HDMI.Não estou convencido, ainda, que preciso trocar todos os meus equipamentos (incluindo o Receiver HDMI que tenho) para “ver em 3D” como a própria HT tem sugerido.

  6. Ola Roberto.
    Sobre o sinal 3D e os equipamentos, o que posso lhe dizer hoje é que em relação aos cabos HDMI, todos aqueles que seguiam as normas 1.3b CAT2 estao aptos a transmitir esse sinal e nao precisam ser trocados. Isso acontece apenas pela caracteristica da largura de banda que esses cabos tem.
    No que se refere a DVD ou BD, a midia gravada em 3D ainda nao existe comercialmente no mercado, porem acredito que os players normais poderao transmiti-la, o unico detalhe e o ajuste da frequencia de envio do sinal, sinceramente, nao sei se bastara trocar um software para fazer o player mandar jogo 3D a 720p e 60 Hz, ou tera que acoplar algum dispositivo especial.
    No que se refere as TVs, na teoria elas aceitam o sinal na definicao e na frequencia correta, vaui depender de receber o sinal correto (voltamos a depender da capacidade do player). A minha duvida e se as TVs terao capacidade de transmitir o sinal 3D que venham de uma fonte, pois nesse caso a leitura dos pixel e diferente e nao sei se uma tv normal consegue fazer isso. Para as tvs que fazem a transformacao do sinal convencional para 3D (nova TV da LG, por exemplo), tera que ser adquirida uma nova, pois acredito que as antigas nao serao capazes de fazer isso so trocando de software.
    Em fim sobre os oculos, a ideia e nao ter que usa-los. Ja vi testes da philips, panasonic e uma marca alema especializada em paineis para publicidade, todas funcionando em 3D sem a necessidade de oculos. A utilizacao desses dependera exclusivamente da tecnologia utilizada.
    Resumindo, os cabos se forem bons, voce podera mante-los, os equipamentos deverao ser acoplados a alguns conversor de midia, as TVs acredito que deverao ser trocadas.
    Abraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *