A informação vem da consultoria especializada iSuppli: ao longo deste ano, pode haver falta de painéis de cristal líquido e de backlights de LED no mercado mundial. Dois problemas, não relacionados entre si, estão afetando os fabricantes desses componentes, essenciais na produção de televisores, monitores, notebooks e uma série de outros aparelhos. No ano passado, alguns desses fabricantes tiveram que reduzir sua produção devido à falta de insumos como vidro, filtros de cor e chips. Agora, vem a notícia mais preocupante: neste fim de semana, um terremoto de 6.4 graus na escala Richter atingiu a ilha de Taiwan, onde está instalada a maioria dos fabricantes de painéis. Dos dez maiores, nada menos do que sete estão localizados na região, sendo que pelo menos duas fábricas – da CMO e da Hannstar – tiveram que ser fechadas temporariamente. A CMO (Chi Mei Optoelectronics) é a quarta fornecedora mundial, e a Hannstar é a sétima. Até o momento em que escrevo, não se sabe a extensão dos danos na AUO, a terceira, que só fica atrás das coreanas LG e Samsung. Dependendo dos estragos, pode haver uma queda global no fornecimento.

Uma curiosidade sobre o assunto: quando estive no Japão, em 2008, fui conhecer a fábrica de painéis LCDs da Sharp, na época considerada a mais moderna do mundo (veja aqui o resultado da viagem). Uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi o sistema de proteção contra terremotos usado na fábrica. Enormes amortecedores (foto) sustentam o teto e as paredes, de modo que, em caso de tremor, reduzem bastante as chances de danos, tanto às pessoas que ali trabalham quanto aos equipamentos instalados. Como sabemos, os painéis LCD são cada vez mais finos, na casa dos milímetros. E, para produzir TVs em larga escala, é necessário construir placas de vidro gigantes, finíssimas, que depois são cortadas nas medidas desejadas (20″, 30″, 40″ e assim por diante). Qualquer trepidação no ambiente pode por a perder placas inteiras, daí a importância da proteção, já que terremotos são comuns no Japão.

Outra curiosidade é o ranking dos fabricantes de painéis LCD, com os números de janeiro último, segundo a iSuppli:

1. LG – 24,8%; 2. Samsung – 22,5%; 3. AUO – 17,5%; 4. CMO – 13,3%; 5. Innolux – 4,4%. Vejam como as duas coreanas dominam o setor.

1 thought on “Podem faltar LCDs e LEDs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *