Enquanto a Apple vai vendendo milhões de iPads, analistas do mundo inteiro quebram a cabeça para entender esse mercado (é uma exigência de seus clientes) e tentar adivinhar o futuro. Li em várias fontes nas últimas semanas as mais diversas previsões, baseadas em “pesquisas” que – como já comentei aqui tempos atrás – nem sempre são confiáveis. De qualquer modo, o desafio de todos os que trabalham na área é esse mesmo: compreender o que está acontecendo e como o mercado irá reagir a um sucesso tão avassalador quanto o do iPad.
Segundo o site ZD Net, que analisa o mercado de tecnologia em geral, Intel e Microsoft são as duas empresas que mais têm a perder com a popularização dos tablets, não apenas o iPad, mas todos os concorrentes que devem chegar ao mercado internacional até o final do ano. Entre estes, destacam-se os modelos da Cisco, da HP, Dell e Asus, todos usando sistemas operacionais diferentes do Windows e processadores ARM. Ou seja, o pessoal da Microsoft e da Intel deve estar mesmo preocupado.
O Instituto Gartner acha que esses aparelhos irão simplesmente acabar com os netbooks e com os notebooks de baixo custo. Já os analistas do banco Barclays calculam que serão vendidos este ano cerca de 15 milhões de tablets em todo o mundo, sendo 10 milhões de iPads; para 2011, a previsão é de 28 e 18 milhões, respectivamente. Mas ressalvam que os netbooks têm sua faixa própria no mercado e atenderão a um público quer procura basicamente coisas simples e baratas. Sinceramente? Fico sempre com o pé atrás quando alguém diz que determinado produto vai “matar” outro; não é bem assim que as coisas funcionam na prática.
Em todo caso, para esse tipo de previsão minha bola de cristal continua meio embaçada.