Infelizmente, devido a um pequeno problema de saúde não consegui ir ontem à abertura da ABTA, feira e congresso sobre TV por assinatura que acontece em São Paulo. Pena. Sei que muita coisa interessante está sendo mostrada e estava curioso para assistir a alguns dos debates programados.

Das grandes operadoras, somente a Sky não participa – a empresa não gostou da posição assumida pela ABTA em relação ao projeto-de-lei 116 (ex-PL29), que abre o mercado para as teles e institui cotas para conteúdos nacionais nas grades de programação. Na verdade, a entidade – que representa cerca de 80 operadoras e/ou programadoras, grandes e pequenas – chegou à conclusão de que não valia mais a pena brigar contra o projeto, que está praticamente aprovado por pressão dos produtores de cinema e vídeo, cujo lobby é forte no Congresso.

Luiz Eduardo Baptista, o “Bap”, presidente da Sky, também não gostou da reação tímida contra a ideia da Anatel de abrir novas licenças para TV por assinatura sem cobrar quase nada dos interessados. Ele é um dos que acham a medida injusta, já que as atuais operadoras tiveram que pagar caro para entrar nesse mercado. Queria que estas fossem mais duras contra o governo.

Enfim, é uma longa discussão, que deve estar fervendo lá no Transamerica Expo Center, onde acontece o evento. Veja aqui algumas das novidades que estão sendo apresentadas.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *