Antes do que se pensava, a economia japonesa parece estar saindo da crise que abalou o mundo em 2008. Nos últimos dois anos, foram milhares de demissões, prejuízos de bilhões e até ameaças de suicídio. Também a Coréia foi afetada, embora em menor escala, assim como a China, maior mercado consumidor do planeta depois que a desgraça se abateu sobre os americanos. Estes, por sinal, ainda enxergam mais longe a luz no fim do túnel, apesar de todo o dinheiro que o governo Obama despejou na economia, inclusive tirando da falência as montadoras de automóveis, que geram milhões de empregos (diretos e indiretos). Um novo esforço de recuperação acaba de ser dado agora pelo FED (o banco central dos EUA), que está lançando na praça nada menos do que US$ 800 bilhões para melhorar o consumo e o crédito.

Os últimos balanços das empresas de tecnologia indicam que pelo menos os asiáticos estão se recuperando. Segundo a revista americana Twice, os números divulgados por algumas delas são animadores. Vejamos:

Panasonic – Aumento de 27% no faturamento do segundo trimestre, em comparação com o mesmo período de 2009.

Sony – Crescimento de 4,3% nas vendas, que aumentaram em todos os segmentos de produto, no mesmo período.

Samsung – Conseguiu aumentar em 17% as receitas no período julho-setembro, com lucro operacional 15% mais alto.

LG – Bateu seu recorde histórico na venda de TVs de tela fina (6,6 milhões de unidades, o que significa 37% a mais do que no mesmo período do ano passado – abril/junho); isso, graças principalmente aos mercados emergentes.

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