Impressionantes as declarações de Stephen Elop, novo CEO da Nokia, reconhecendo que a situação da empresa é grave. “Nossa plataforma está pegando fogo”, disse ele num memorando aos executivos da empresa que, nesta quinta-feira, vazou pela internet. Amanhã (sexta), Elop deve anunciar um acordo com a Microsoft pelo qual a empresa finlandesa simplesmente abre mão de seu sistema operacional Symbian para adotar o Windows Mobile corrigindo: Windows Phone 7. Ao mesmo tempo, negocia com a Google para passar a usar também o Android em alguns modelos de smartphone.

Elop, contratado da própria Microsoft há cerca de cinco meses, usou palavras fortes para descrever a situação da Nokia, que por enquanto ainda é líder no segmento de celulares. Comparou a empresa a um homem sobre uma plataforma de petróleo pegando fogo. “E a Nokia ainda jogou mais gasolina sobre essa plataforma. O primeiro iPhone saiu em 2007, e até agora não temos nem um produto que chegue sequer perto. O Android saiu há dois anos e acaba de tomar nossa liderança. É inacreditável. Vamos ter muito trabalho para transformar esta empresa”.

Leiam aqui a íntegra do memorando, em inglês. Pelo jeito, muitas cabeças vão rolar na Finlândia.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *