Fabricantes de equipamentos eletrônicos decidiram formar um consórcio internacional – mais um – chamado MHL (Mobile High-Definition Link), para tratar de uma questão de preocupa a todos eles: a transmissão de vídeo de alta definição através de aparelhos móveis. E a solução encontrada foi adaptar os atuais conectores HDMI, e os chips que eles carregam, para essa aplicação que vem sendo cada vez mais buscada pelos consumidores. Já existem smartphones equipados com conector HDMI-mini, mas a ideia é tornar esse recurso padrão para todo tipo de celulares, tablets, players e demais dispositivos portáteis.

No último Mobile World Congress, em Barcelona, a Samsung apresentou a primeira versão do celular Galaxy S com chip MHL, fabricado pela Silicon Image. Pelos planos do Consórcio, esse tipo de produto chegará ao mercado ainda este ano. Como os principais integrantes do grupo são justamente os fabricantes de celulares (Nokia, Samsung, Sony e Toshiba), podemos esperar pela novidade em breve. Segundo Tim Wong, presidente do MHL, a proposta é otimizar os dois tipos de conector mais comuns hoje (HDMI e USB) para servirem tanto à transmissão de áudio, vídeo e dados quanto para a alimentação elétrica dos aparelhos. Poderemos ter, portanto, cabos híbridos – com HDMI numa ponta e USB na outra – para conectar nossos celulares e tablets a computadores, TVs e qualquer outro tipo de aparelho.

Indo mais longe na proposta, Wong disse ao site Connected Planet que os aparelhos dotados dessa interface poderão funcionar também como controle remoto, ou seja, se transformariam em virtuais “donos” da casa. Será sonhar alto demais? Considerando o que já se consegue fazer com iPhones, iPads e outros do gênero em automação residencial sem fio (vejam aqui), as chances do novo padrão emplacar são bem grandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *