O Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo localizaram, no último sábado, uma central clandestina de card-sharing, uma das formas mais avançadas de pirataria sobre sinal de TV paga. A notícia é do site Tela Viva: trabalhando em conjunto com a Comissão Antipirataria da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), as autoridades rastrearam uma das principais redes do gênero atualmente operando no país.

Card-sharing é o nome técnico da distribuição de códigos-chave que dão acesso a serviços de TV paga através de aparelhos como as chamadas “AZ Box”. São acessórios vendidos em lojas informais, a maioria fabricados na China e que entram aqui via Paraguai. Sua função é quebrar o código de uma ou mais operadoras, dando acesso livre a toda a sua programação, através da internet. É assim que atuam os inúmeros sites que oferecem “TV paga grátis”, um fenômeno que não é exclusivo do Brasil (na verdade, trata-se de uma espécie de máfia internacional).

O problema é antigo e funciona de modo similar aos downloads ilegais de música e filmes: os piratas quebram os códigos criptografados, estes são refeitos e depois de certo tempo quebrados novamente. A novidade é que agora conseguiram quebrar o código do padrão de transmissão DVB, utilizado por quase todas as operadoras brasileiras. A apreensão em Santos pode ser apenas a primeira de uma série.

Em tempo: pela legislação brasileira, toda pessoa que utiliza esse tipo de serviço clandestino é passível até de detenção.

1 thought on “Pirataria na TV paga

  1. Piratarias à parte,o que está me incomodando muito na tv paga,são os intervalos intermináveis durante os programas.Tem sido impossível assistir a um programa inteiro pois os intervalos são muito demorados ,repetitivos e frequentes.Quando a duração se tona insuportável,zapeio por outros canais,encontro outra coisa interessante e quando este canal entra em intervalo volto ao anterior e aí já perdi o fio da meada.Esses comerciais na tv paga estão se tornando uma palhaçada onde os palhaços somos nós…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *