O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), entidade máxima quando se trata de padronizações na indústria eletrônica, anunciou na semana passada que aprovou o chamado “Super WiFi”. Esse é o nome – por enquanto informal – que vem sendo dado a um sistema de comunicação sem fio desenhado para usar frequências disponíveis no espectro das transmissões de televisão e, com isso, aumentar significativamente as velocidades de conexão para outras finalidades. Tecnicamente identificado pelos números 802.22 – seria uma evolução do atual 802.11 – o novo padrão usaria frequências de VHF e UHF que, com a TV Digital, estão ficando ociosas. Segundo os estudos iniciais, dessa forma se conseguiria aumentar a capacidade das redes WiFi para 22 Megabits por segundo, com alcance de até 100km (o atual WiFi N atinge até 54Mbps, mas tem alcance limitado a um raio de 100 metros – embora haja registros de conexões que atingiram 300m).

Essa mudança era mais ou menos prevista desde que começaram as transmissões de TV Digital. Uma das principais vantagens dos países que estão conseguindo fazer mais rapidamente a transição da TV analógica para DTV é exatamente poder dispor dessas frequências, que se tornam desnecessárias. Como se sabe, um único canal analógico pode ocupar o espectro correspondente a até seis canais digitais, ou seja, vai sobrar frequência. Alemanha, EUA e agora Japão foram os três primeiros países que concluíram a transição, daí por que o assunto ganha relevância a ponto do IEEE querer apressar o padrão 802.22. O Brasil fixou prazo até 2016 para isso, mas pouca gente acredita que até lá haja condições de extinguir as transmissões de TV analógicas.

Para o usuário, é interessante que a indústria abrace o novo padrão e coloque no mercado, o quanto antes, aparelhos compatíveis. O IEEE alerta, no entanto, que é preciso redobrar os esforços em relação à segurança das redes WiFi, que agora terão alcance mais amplo. Se dentro de nossa própria casa precisamos tomar cuidado com invasões, imaginem o que acontecerá quando uma rede dessas puder ser captada a 100km de distância.

Para saber mais detalhes sobre o novo padrão, acessem http://www.ieee802.org/22/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *