Acabo de chegar de uma reunião com representantes da LG e da Samsung, preparando o debate da próxima quinta-feira, dia 4, sobre TV 3D. Tudo bem, as duas empresas são eternas rivais, mas vamos promover um encontro em alto nível. A intenção de todos é esclarecer o consumidor – claro, cada um defendendo o seu produto, mas com o objetivo de tirar as dúvidas sobre os padrões de 3D ativo (Samsung) e passivo (LG).

Alguns pontos sugeridos por nós foram aprovados de comum acordo:

1) Cada empresa terá um único portavoz, no caso os dois gerentes de produto TV, responsáveis pelas linhas que estão nas lojas: Fernanda Summa (LG) e Rafael Cintra (Samsung).

2) Ambos terão o mesmo tempo para falar e responder as perguntas do público e dos jornalistas presentes.

3) O evento será transmitido ao vivo, via streaming, pelo site www.planetech.com.br. Tudo será gravado e depois ficará disponível no site, para quem quiser ver ou rever.

4) O público interessado poderá fazer perguntas ao vivo, pelo site ou via Twitter.

5) As perguntas devem se restringir ao tema do encontro (“TV 3D”)

O debate acontecerá na loja Fnac da Avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 19hs. Há poucos lugares disponíveis, mas é claro que pela internet todos podem participar à vontade. Se, eventualmente, alguma dúvida não puder ser esclarecida na hora, em razão do tempo, será encaminhada às empresas para esclarecimento posterior. Detalhe importante: na própria loja Fnac, os dois aparelhos estarão em demonstração. Quem quiser, pode conferir lá na própria quinta-feira, ou depois, em qualquer outro dia.

Para se atualizar sobre o assunto, leia este texto e este outro; veja também os vídeos em que Samsung e LG defendem suas respectivas tecnologias. E aqui o teste comparativo entre os dois produtos, publicado pela revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, idealizadora do debate.

 

3 thoughts on “TV 3D: debate confirmado

  1. Olá,Orlando!Estive no último sábado no Shopping Morumbi e,num estande da LG estavam lado a lado as tvs dessa marca,cada uma com uma tecnologia.Infelizmente o sistema passivo perde muito em imersão pelo fato de as linhas de formação da imagem serem muito visíveis,como acontecia nos antigos tvs CRT com imagem entrelaçada.Até a promotora que inicialmente quis insistir que o sistema passivo é melhor,acabou concordando quando a “ensinei” a ver as linhas.Se não for algum defeito desse aparelho que se encontrava em exposição,então esse sistema passivo perde longe para o sistema ativo,que apresenta imagem muito mais consistente.É claro que muita gente vai gostar pois o foco da propaganda é o preço e a leveza dos óculos e,se tive que mostrar para a moça a falha da imagem,então a esmagadora maioria dos consumidores não vai perceber.No teste que a HT&CD fez com a tv do sistema passivo,não foi percebido a formação dessas linhas de varredura?

  2. Olá Rubens, o problema que você relata existe, e está registrado no teste que publicamos, só que na opinião da equipe não tem a gravidade que você destaca. Na verdade, as tais linhas são consequência do filtro FPR utilizado pela LG para ampliar o efeito tridimensional. Mas só conseguimos vê-las olhando a tela muito de perto. A partir de 2m50, aproximadamente, é quase impossível perceber o problema a olho nu. Considerando que ninguém vai querer assistir TV com o rosto colado na tela (ainda mais em 3D), concluímos que esse detalhe não afeta o desempenho geral do aparelho. É importante destacar ainda – como deixamos claro no texto – que o teste comparativo levou em conta apenas a reprodução de imagens tridimensionais, deixando de lado outras características dos dois aparelhos. A intenção era mesmo comparar imagens 3D. Outro detalhe: nas demos feitas em lojas e quiosques de shopping, é comum o aparelho ser desregulado pelo próprio demonstrador, às vezes até por desconhecimento (é um absurdo, mas já vimos acontecer várias vezes). O TV LG possui ajustes para amenizar (não eliminar) esse problema. Mais uma vez, obrigado pelas observações. Abs. Orlando

  3. Orlando,isso é verdade,como as tvs em exposição eram pequenas,me posicionei bastante próximo,cêrca de 1.5m e,realmente esse efeito não incomoda as pessoas mas,para mim que sou um chato exigente,essas linhas são intoleráveis,pois para maior imersão gosto de imagens grandes e visualização próxima.É claro que não deverei ter uma tv com esse sistema passivo,pois sou adepto dos plasmas nos quais esse não é viável.Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *