Estudo divulgado pelo Open Forum, portal da internet mantido pela American Express para discutir ideias sobre o mundo atual, mostra a relação que existe entre o sucesso das empresas e o nível educacional de seus fundadores e/ou principais diretores. A pesquisa foi feita com 549 empreendedores de vários países, sendo que 95% deles tinham pelo menos o curso superior completo. A pergunta dos pesquisadores era: quantos haviam prosseguido nos estudos após se formarem? Resultados: 19% chegaram ao grau Master’s, que nos EUA equivale à nossa pós-graduação; outros 13,8% fizeram MBA, enquanto 10,5% completaram o PhD, segundo nível educacional mais alto.

Conclusão: a maioria dos grandes líderes empresariais americanos estudou, e estudou muito, antes de chegar aonde chegaram. Esse certamente foi um fator fundamental em seu sucesso. Em meu livro “Os Visionários“, fiz questão de ressaltar esse detalhe: todos os personagens citados tiveram uma sólida formação escolar, inclusive aqueles que não chegaram a concluir o curso superior (casos de Bill Gates e Mark Zuckerberg, por exemplo). Isso explica também por que nenhum brasileiro aparece na lista, que se propõe a ser um apanhado dos empreendedores mais influentes do setor de tecnologia.

Num país como o Brasil, pode parecer até pedante esse tipo de constatação. Muitas vezes, aqui se saúda o fato de uma pessoa sem estudo ser bem sucedida (raramente se questiona que métodos utilizou para isso). Como já lembrou o senador Cristóvão Buarque, defensor incansável de políticas educacionais consistentes, essa postura pode ser uma forma de se autoenganar, como a dizer que aquele que venceu sem ter estudado merece mais aplausos do que quem pôde frequentar boas escolas. Prefiro o raciocínio inverso: alguém que se dedicou anos e anos ao estudo merece muito mais o sucesso do que quem teve a chance de estudar, mas não se empenhou para isso.

Voltando à pesquisa do Open Forum, o ponto que considero crucial é entender que o aprendizado precisa ser constante – e continuado. Mesmo quem alcança o sucesso precisa se manter atualizado para não ser ultrapassado. Mais ainda no setor de tecnologia, cujos avanços são tão rápidos. Eis ali uma bela lição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *