Continua a corrida dos fabricantes de TVs para embutir em seus aparelhos a maior quantidade possível de “apps”, ou seja, aplicativos que dêem acesso a novos serviços sem que o usuário precise sequer levantar do sofá – muito menos ter de ligar o computador. Mestre Millôr Fernandes, que sempre gosto de citar (não sei se os leitores perceberam…) diz que “o mundo informatizado está ficando cada vez mais ignorantizado”. Pode ser, mas o fato é que, hoje, quem compra um TV não adquire apenas o direito de ver dez, doze ou cem canais de televisão. Pode encontrar uma absurda variedade de conteúdos, para todos os gostos, incluindo a internet.

Sony, Samsung e LG, por exemplo, estão colocando no mercado os primeiros TVs que já vêm com navegador. Desde que você se acostume a usar o controle remoto para digitar, é possível passar horas surfando, como gosta de dizer a moçada. As duas primeiras têm até um tipo diferente de controle, que acumula as funções de teclado, justamente para facilitar a navegação. Sem falar que já se pode baixar apps para iPhone, iPad e Android, transformando esses aparelhos em controle remoto. Resumindo, se as opções de conteúdo para ver na TV nunca foram tantas, também podemos dizer que a vida do telespectador nunca foi tão fácil.

Mas, calma. Estudo recente da Nielsen, encomendado pela Associação das Operadoras de TV a Cabo dos EUA, indica que o uso crescente desses apps está tornando os usuários mais viciados em televisão. Que consequências isso poderá ter no futuro, é impossível saber. Mas o certo é que os fabricantes estão apostando tudo nessa tendência. No Brasil, por exemplo, as últimas estatísticas indicam mais de 15 milhões de usuários de banda larga; todos eles são candidatos naturais a ter um “web TV”, embora saibamos que navegar na tela grande é algo bem diferente do que aquilo que estamos acostumados a fazer diante de um monitor de 15″ ou de um smartphone. Enquanto a internet na TV é gregária, coletiva, no computador é um ato solitário por definição.

Vamos ver se a maior diversidade de conteúdos deixa o telespectador, pelo menos, tão inteligentes quanto seus TVs.

3 thoughts on “TVs smart. Já os telespectadores…

  1. Smart são as lojas e a Samsung por aqui. Comprei uma dessas LED com SmartTV pensando que ia acessar internet por ela e só descobri que ela não tinha essa função (não tem navegador) depois que comprei. Apenas alguns modelos tinham; mas pela propaganda parecia que todas tinham… só vi isso quando vi o manual. Teve outras pessoas reclamando em fóruns a mesma coisa que eu.

    Nela dá pra instalar apps como os de redes sociais, do youtube e até do Bradesco, mas muitas vezes o serviço não funciona. O problema é que se escolher o país como EUA, funciona que é uma beleza. Mas alguns apps como o do NetFlix verificam que o país está errado.

  2. Olá Marcos, vamos encaminhar essa sua crítica à Samsung. Só um detalhe: Netflix ainda não existe no Brasil, isso vem sendo divulgado abertamente. A previsão é que eles entrem em setembro. Abs. Orlando

  3. Valeu por responder.
    Mas sobre o Netflix eu sei que ainda não tem, mas o que eu quis dizer é que parece ser mais fácil usar um app que nem tem no Brasil do que os que são feitos especialmente para o nosso país. O servidor deles deve estar com problemas…

    Abraços e parabéns pelo blog; todo dia tem novidade.

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