Sábado passado, completaram-se 20 anos da criação do primeiro site da internet. Foi no dia 6 de agosto de 1991 que o inglês Tim Berners-Lee, trabalhando para uma entidade suíça chamada CERN (Laboratório Europeu de Partículas Físicas, na sigla em francês), colocou no ar o endereço Info.cern.ch, usando um computador NeXT. O primeiro texto ali postado discorria sobre o projeto World Wide Web, explicando a utilidade de coisas como o hipertexto (incrível, ninguém mais usa essa palavra…) e ensinando a fazer buscas por assunto. Neste link, há uma versão adaptada daquela primeira webpage.

Berners-Lee foi um dos grandes inovadores do século 20, e por isso mereceu destaque em meu livro “Os Visionários – Homens que Mudaram o Mundo através da Tecnologia“. Na verdade, aquelas informações serviam apenas para ele próprio e seus colegas da CERN, pois na época achava-se que isso era “coisa de cientista”. Foi somente em 1994 que Lee, já trabalhando no MIT (Massachusetts Institute of Technology) fundou um consórcio chamado WWW, com a preocupação de que todos os websites usassem padrões comuns de funcionamento.

No livro, mostro que, embora revolucionário, esse trabalho não teria o mesmo impacto sobre a humanidade não fossem os avanços obtidos por outros grupos de pesquisadores, que nem se conheciam. Um desses grupos era composto por Vint Cerf, Bob Kahn, Larry Roberts, Paul Baran, Bob Taylor e Ted Nelson, técnicos da Arpanet, primeira rede que funcionava nos moldes do que hoje conhecemos como internet, financiada pela área militar do governo americano. Outro grupo fundamental foi o de Bob Metcalfe, que primeiro trabalhou na Arpanet, mas deslanchou mesmo no Parc (Palo Alto Research Center), mantido na Califórnia pela Xerox, na época uma das empresas mais avançadas do mundo. Foram os homens de Metcalfe que desenvolveram o sistema de comunicação entre os sites.

Houve ainda Paul Mockapetris, da Universidade do Sul da Califórnia, que desenhou o sistema de domínios DNS, em que se baseia o fluxo de informações da web, cuja segurança é sempre uma questão crítica. Nas pesquisas para o livro, descobri ainda que muito antes deles todos, na década de 1940, houve um certo Vannevar Bush, o primeiro cientista a publicar algo parecido com a ideia de uma rede informatizada para troca de informações.

Ou seja, estamos comemorando agora o aniversário de uma garota de 20 anos. Mas ela bem pode ser uma senhora de 60 ou 70!

3 thoughts on “Uma bela dama de 20 aninhos!

  1. Orlando,
    quanta informação!
    Parbéns, meu caro.
    Ótimo te encontrar.
    Abraço,
    Mário Marinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *