Em visita ao Brasil dias atrás, John Davies, executivo da Intel, encontrou-se com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para detalhar um plano segundo ele infalível para disseminar o uso da banda larga no país. Segundo o site Convergência Digital, Davies acha que o sistema pré-pago, semelhante ao usado na telefonia celular, massificaria o acesso a esse serviço através das operadoras de telefonia fixa e móvel.

Como funcionaria? Ao assinar o serviço, o usuário compraria os créditos para usar internet de acordo com suas necessidades, pagando o equivalente a 2 dólares por mês (é o que se paga, por exemplo, na Índia, onde o sistema é um sucesso entre as camadas mais pobres da população, diz Davies). “Para países emergentes, é um modelo vencedor”, lembra ele, ressaltando que o pré-pago hoje responde por mais de 80% das ligações via celular no Brasil.

Segundo Davies, que dirige na Intel um programa chamado World Ahead (em português, “mundo à frente”), o único problema é que, para o modelo dar certo, há necessidade de uma rede robusta e bem distribuída. Aí é que a roda pega. As operadoras brasileiras de celular já tentaram implantar o sistema, mas logo perceberam que as redes 3G não suportam a demanda. No entanto, garante Davies, a Intel está disposta a investir no projeto, pois a ela interessa que mais pessoas comprem computadores, smartphones, tablets, enfim, todo dispositivo que possa acessar a internet. “No Brasil há muitos PCs desconectados”, diz ele. “O modelo pré-pago é uma oportunidade de ouro para a geração de novos clientes”.

 

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *