Imagine que você está em casa, tranquilamente assistindo a seu filme ou telejornal, quando seu TV começa a soltar fumaça e aos poucos vai derretendo… Isso mesmo: é esse o relato de onze usuários de TVs Sony Bravia no Japão. O primeiro caso ocorreu em 2008, mas agora a empresa decidiu tomar providências: ordenou o recall de 1,6 milhão de aparelhos vendidos no país desde 2007 e distribuiu nota anunciando ter identificado a peça que causou o problema. Essa peça, segundo a empresa, também é usada em aparelhos distribuídos em outros países (não identificados), num total de cinco modelos; portanto, os incidentes podem ser registrados também fora do Japão.

A tal peça é um transformador de voltagem que faz parte do sistema de backlight, o painel luminoso interno dos TVs LCD que projeta luzes sobre o painel de cristal líquido para gerar cores brilhantes. O painel se aquece acima do normal e, em casos extremos, chega a derreter (leiam aqui ocomunicado oficial da Sony, em inglês).
Não é a primeira vez que a Sony protagoniza problemas desse tipo. Em 2008, houve um recall de milhões de notebooks Vaio; no mês passado, a operadora KDDI, segunda maior do Japão, ordenou recall de 2 milhões de celulares devido ao superaquecimento nas baterias fornecidas pela Sony.

O curioso é que o recall dos TVs foi anunciado na manhã desta quarta-feira, quase ao mesmo tempo em que a Sony determinou o fechamento de milhares de contas de usuários das redes PlayStation Network, SOE (Sony Online Entertainment) e SEN (Sony Entertainment Network), devido a mais uma invasão de hackers. Segundo técnicos da empresa, houve mais de 93 mil tentativas de invasão, que estão sendo investigadas. Mais detalhes aqui.

Não sei qual dos dois problemas é mais grave. O que você prefere: ver seu TV derretendo na sua frente, ou ter seus dados (inclusive bancários) invadidos? Seja como for, a Sony está numa fase daquelas… Em abril, já houve um mega-ataque de hackers, que comentamos aqui. Agora, é estranho as duas notícias terem saído no mesmo dia, não?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *