Neste sábado, 15 de outubro, comemora-se em vários países o Dia Mundial do Consumo Consciente, versão modernizada do Dia dos Direitos do Consumidor (15 de março), instituído pelo presidente John Kennedy, nos EUA, em 1962. Com tantas campanhas em defesa do meio ambiente, é natural que a data – ainda mais sendo um sábado – seja aproveitada para diversas ações de promoção da ecologia. O Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, instituiu a campanha “Mês do Consumo Sustentável”, que incluiu a criação de postos de recolhimento do chamado lixo eletrônico (aparelhos elétricos ou eletrônicos usados ou com defeito irreparável). Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasilia, estações do metrô estão servindo para abrigar, até o dia 26, o recolhimento desses itens, que qualquer pessoa pode levar (mais detalhes aqui).

Pode parecer pouco, mas para um país que nunca se preocupou de fato com o assunto não deixa de ser uma boa notícia. Lembro que participei de um evento, anos atrás, em que o então ministro Carlos Minc falou horas sobre o assunto sem conseguir especificar uma única ação concreta do governo a respeito. Agora, pelo menos, temos alguma coisa para comentar e divulgar… Nos locais determinados, poderão ser depositados TVs, monitores, celulares, computadores, videocassetes, câmeras, filmadoras, aparelhos de som, caixas acústicas, eletrodomésticos (apenas os de pequeno porte), fitas magnéticas, CDs, DVDs, disquetes…

Não dá para criticar esse tipo de medida, a não ser pela sua timidez. Seria preciso haver muitos mais postos de recolhimento, e as campanhas deveriam ocupar o horário nobre do rádio e da televisão. Aliás, poderiam usar para isso os horários gratuitos concedidos ao governo e aos partidos políticos, dos quais quase nada se aproveita. Faria muito melhor à sociedade.

Mas, numa evidência de que a preservação da natureza e o consumo consciente ainda são temas distantes para a maioria, o mote da campanha do Ministério é: “Livre-se do lixo eletrônico e mantenha a consciência tranquila”. A frase está sendo replicada em sites, blogs e redes sociais que tratam do assunto. Tradução: entregue seu celular velho e pode dormir tranquilo porque você já fez a sua parte.

Uma evidente distorção: cuidar do meio ambiente deve ser uma atitude diária, constante, com ou sem campanha. De que adianta recolher aparelhos usados em outubro e, nos outros meses do ano, continuar jogando papel na rua, desperdiçar água e energia elétrica, deixar o lixo na calçada?

2 thoughts on “Lixo eletrônico: onde deixar

  1. Orlando,

    Legal, mas só um adendo:

    Não considero o “Dia Mundial do Consumo Consciente” como a versão modernizada do “Dia dos Direitos do Consumidor”.

    Na verdade, é o contrário, é como se fosse o “Dia dos Deveres do Consumidor” 🙂

    Dever em nao desperdiçar, dever em reciclar, e dever em escolher fornecedores com melhor “índice verde”.

    Abs!

    Vitor

  2. Bem legal o post. O lixo eletrônico é um problema sério, já que poderá afetar gerações e gerações futuras prejudicando ainda mais nosso meio ambiente. O interessante é sempre buscar pontos onde o lixo eletrônico possa ser despejado. Algumas empresas inclusive disponibilizam programas bastante interessantes de recolhimento de lixo eletrônico. Parabéns pelo blog. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *