Outra notícia importante dos últimos dias é a do suposto blecaute que as três empresas hoje mais importantes da internet – Google, Facebook e Amazon – estariam preparando, em protesto contra a aprovação, no Congresso americano, de uma nova legislação sobre privacidade digital. A ideia é simples: num determinado dia, os três sites sairiam do ar; ninguém poderia fazer buscas no Google, nem trocar mensagens no FB, e nada de compras na Amazon.com. Para algumas pessoas que conheço, seria quase uma tragédia…

As três empresas, ao lado de Twitter, Yahoo e outras menos badaladas, encamparam o movimento de combate à nova lei, que atende pela sigla S.O.P.A. (Stop Online Piracy Act). A proposta partiu dos estúdios de cinema e das gravadoras de disco (sim, elas ainda existem), que acionaram seus lobbies no Congresso e conseguiram aprová-la numa primeira votação. O texto determina o bloqueio dos sites que abriguem infrações aos direitos autorais. Claro que a campanha contra esse tipo de lei ganhou repercussão nas redes sociais. A alegação – a meu ver correta – é de que uma legislação como essa coloca excessivo poder nas mãos do governo, o que vai contra o próprio espírito da web. Há quem fale até em censura, caso de Tim Berners-Lee, um dos criadores da rede mundial.

Com o blecaute, as empresas pretendem chamar atenção para a importância do livre trânsito de informações na internet. Ainda não há data marcada, nem consenso sobre como funcionaria na prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *