Pesquisa divulgada na CEDIA, que aconteceu esta semana nos EUA, revela um aspecto interessante do atual mercado de eletrônicos: cresce fortemente a demanda por música de alta resolução (HiRes). Segundo o NPD Group, no primeiro semestre deste ano as vendas de aparelhos desse tipo aumentaram 77% nos EUA; na pesquisa por unidades vendidas, o salto foi ainda maior: 118%.

A pesquisa classifica como HiRes as seguintes categorias: soundbars, fones de ouvido estéreo, players digitais (que acessam a internet), caixas acústicas sem fio, amplificadores e receivers capazes de reproduzir arquivos em alta resolução. Entre todos, o item que mais cresceu no período foi o dos fones estéreo, com vendas 64% mais altas que no primeiro semestre de 2016. Isso tem uma explicação: a quantidade de fones colocados no mercado subiu 127%, e os preços médios caíram 14%. Mesmo assim, ainda são produtos quatro vezes mais caros que os fones comuns.

Receivers e amplificadores representam a maior fatia (58%) do mercado HiRes, seguidos pelas soundbars com 24%. São os itens de maior valor unitário, destacando-se as marcas Yamaha, Denon, Onkyo, Marantz e Sony, nessa ordem.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *