Em mais um passo de sua estratégia para se expandir no Brasil, o grupo chinês TCL anunciou esta semana que está trocando o nome de sua subsidiária: sai “Semp TCL”, entra “TCL Semp”. A parceria com a brasileira Semp (sigla de Sociedade Eletro Mercantil Paulista), fundada em 1942, já dura sete anos. Começou como joint-venture, substituindo a Semp Toshiba, que durou quase 40 anos, e aos poucos vai se transformando, na prática, num dos grandes investimentos chineses no segmento industrial brasileiro.

Segundo comunicado oficial, a TCL aumentou sua participação societária na SEMP Amazonia S/A, razão social da empresa brasileira, comandada hoje por Felipe Fay, bisneto do fundador Affonso Hennel. Em 2013, Affonso Brandão Hennel, filho do fundador e então com 83, reassumiu o controle da empresa; em 1999, ele havia passado o bastão a seu filho Affonso Antonio, mas um sério desentendimento o fez voltar após 13 anos e demiti-lo.

Em 2016, a Toshiba decidiu encerrar a joint-venture e Hennel fechou com a TCL, que estava mesmo à procura de um parceiro brasileiro, surgindo então a marca Semp TCL. A base fabril em São Paulo e Manaus e a gigantesca rede de revendas e oficinas autorizadas eram o que mais interessava aos chineses, que há décadas vêm adotando essa estratégia em vários países. Aos poucos, o grupo vai ampliando seus negócios: além de TVs, já produz aqui monitores (para gamers), itens de linha branca e ar-condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *