Nesta terça-feira, os funcionários da Semp Toshiba receberam o comunicado oficial de algo que já se comentava nos corredores: o fundador do grupo, Affonso Brandão Hennel, de 83 anos, que havia se afastado do dia-a-dia dos negócios em 1999, demitiu o próprio filho, Affonso Antonio, e reassumiu o comando. Um dos pioneiros da indústria eletrônica brasileira, Affonso Brandão chamou agora os dois outros filhos, mais dois ex-funcionários que Antonio havia tirado da empresa, e vai formar um “conselho de gestão”, segundo diz o site da revista Exame, que havia publicado algo a respeito em outubro do ano passado.

Embora a decisão em si seja surpreendente (não é a toda hora que um pai age dessa maneira), é fato que a situação da Semp Toshiba já não andava boa desde a crise de 2008. Primeiro, foi o rompimento com a Toshiba Corporation, uma relação de 30 anos, com a qual havia um acordo para fornecimento de tecnologia; isso levou a Semp a ter que buscar fornecedores na China e Taiwan para continuar produzindo; do antigo acordo, só restou mesmo a autorização para uso da marca “Toshiba”. Sem tecnologia própria para concorrer com Sony, Panasonic, Samsung e LG, a empresa perdeu mercado no Brasil, onde até 2009 era líder na venda de TVs, muito em função de suas telas pequenas. O avanço da tecnologia em direção às telas grandes foi desastroso para o grupo.

asemp

 

Os desentendimentos entre pai e filho já vinham de algum tempo, mas o fundador (na foto em 2007, ao lado do presidente da Toshiba Corporation, Norio Sasaki, na festa dos 30 anos da parceria entre os dois grupos) relutava em tomar uma atitude tão drástica – até em função da idade. A queda no faturamento, a perda de participação no mercado e uma série de erros de gestão teriam precipitado a mudança de rumos. Até cerca de três ou quatro anos atrás, a Semp Toshiba era uma das poucas empresas nacionais do setor capitalizadas para continuar enfrentando as multinacionais. Assistiu a similares como Gradiente e CCE saírem de cena ou serem vendidas, e manteve-se aparentemente firme. Não sei se ainda está.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *