Em outubro de 2021, publicávamos – aliás, pela primeira vez na mídia brasileira – um balanço do mercado de streaming, com os serviços preferidos do público (vejam aqui). Aproveitando que acabamos de superar a histórica marca de 800 títulos em nosso roteiro HT Streaming (este aqui), vale a pena atualizar esses dados com base no último relatório da consultoria alemã JustWatch, que monitora as plataformas de filmes e séries em vários países. Aliás, o serviço é a melhor opção atualmente para e encontrar o filme ou série que você quer ver.
No caso brasileiro, o acompanhamento vem sendo feito desde 2020, com base em entrevistas (telefônicas, via email ou WhatsApp) com usuários que adotaram o hábito de maratonar séries de todos os gêneros. Neste post, lembrávamos a situação no meio do ano passado; agora, saíram os resultados de fechamento do ano, o que permite comparar com 2020 e analisar a evolução na preferência dos usuários.
Claro, Netflix continua sendo a marca mais forte, quase sinônimo do próprio serviço de streaming, já que foi a “inventora” desse hábito. Só que sua hegemonia no Brasil caiu de 33% em 2020 para 25% em 2024. Acredito que muita gente possa ter desistido do Netflix devido ao aumento das mensalidades e à política de proibir o compartilhamento de senhas. Mas o fato que mais deve ter influído nessa queda foi o surgimento de concorrentes fortes.
Maior concorrência, mais qualidade
Disney+ (agora incorporando Star+), Max (que herdou o catálogo da Warner e da antiga HBO), Globoplay (que conseguiu superar seus problemas técnicos e conta com a força da TV Globo) e Apple TV+ (talvez o melhor atualmente em qualidade de filmes) – todos cresceram nestes cinco anos, roubando usuários de Netflix e Prime Video, que continuam na liderança.
Detalhe curioso é o crescimento do MUBI, plataforma surgida na Turquia e hoje baseada em Londres, que se dedica a filmes não encontrados nas demais: produções independentes, boa parte não falada em inglês, cult-movies e clássicos do cinema internacional.
Este ano, o MUBI emplacou inclusive um indicado ao Oscar, A Substância (vejam o trailer), candidato a melhor filme e que pode dar o prêmio de Melhor Atriz a Demi Moore, concorrendo com a nossa Fernanda Torres. No último gráfico do JustWatch, MUBI aparece pela primeira vez, com 3% das preferências do público brasileiro.
Outras plataformas que começam a se destacar, embora ainda não apareçam no JW, são Paramount+ e Universal+, herdeiras de excelentes catálogos desses estúdios que foram fundamentais na formação de Hollywood. Para o consumidor, o problema continua o mesmo: como dar conta de tantas opções? Pelo menos, ninguém pode se queixar da falta de alternativas.