Dizem os livros de História que um dos fatores mais importantes para o êxito da reconstrução japonesa após a 2a. Guerra foi a união. Governo, empresários, sindicatos, universidades, todos se juntaram à população num memorável esforço que, como sabemos, gerou a segunda maior potência econômica do planeta. Isso em menos de vinte anos!!! Pois bem, a crise iniciada em 2008 e as tragédias naturais de 2011 parecem estar produzindo efeito semelhante. Quase todo dia chegam notícias sobre iniciativas visando à recuperação do país, em mais um comovente exemplo para o mundo inteiro.

Uma das últimas é esta: um grupo de empresas do setor eletrônico está se unindo para criar a Japan Display, voltada para a produção de displays de tamanho médio e pequeno. Segundo o site local Tech-On, a nova companhia é formada pela junção de subsidiárias da Sony, Toshiba e Hitachi, e entrou em operação esta semana. A ideia partiu de uma entidade chamada INCJ (Innovation Network Corporation of Japan), criada em 2009 pelas indústrias de tecnologia para estimular a inovação em diversos níveis. A INCJ entra com 70% do capital, ficando as três empresas com 10% cada uma; no total, são aproximadamente US$ 2,8 bilhões, começando com 6.200 funcionários.

A Japan Display terá estrutura de gigante, com uma divisão de Pesquisa & Desenvolvimento e outras concentradas em áreas como mobilidade, sistemas automotivos etc. Mas, na prática, é uma anã, se comparada às maiores do setor. “Criamos uma empresa enxuta, para ter mais agilidade nas decisões”, explicou o presidente Shuichi Otsuka. “Não temos vice-presidente, nem diretor geral”.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *