Menos de 30% dos usuários que têm banda larga em casa sabem onde encontrar produtos de automação residencial. A pesquisa foi feita nos EUA pela empresa Parks Associates, que acrescenta: aumentou de 22% para 36% a proporção dos que desejam esse tipo de produto. Por lá, calcula-se em 9% as residências que já possuem, por exemplo, sistemas de iluminação inteligente (lembrando: o universo é o dos que possuem banda larga).

No Brasil, claro, não há estatísticas do gênero. Mas, como no mercado americano, as principais marcas de automação não estão entre as mais conhecidas pelo consumidor, mesmo o de classe A/B. Este, em geral, associa o tema com internet e marcas como Google, Apple e Microsoft. E, quando pensam em comprar, buscam uma loja do tipo C&C ou Leroy Merlin, não uma especializada em tecnologia.

O que fazer para mudar isso? Segundo a Parks, só existe uma forma: os fabricantes têm que aparecer mais e explicar claramente os benefícios da automação, que não são poucos.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *