O site Tela Viva dá uma boa notícia para todo mundo que sofre com a lentidão das conexões de banda larga. Por iniciativa do Nic.Br (Núcleo de Informação e Coordenação), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet, será feito um levantamento detalhado sobre as verdadeiras velocidades oferecidas pelas operadoras brasileiras. Na verdade, lembra o site, já existe um software que mede essas velocidades, instalado no Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro). Mas essas medições são, digamos, viciadas: não levam em conta a capacidade de processamento dos computadores que recebem o sinal. Ou seja, se o meu computador é lento, isso não aparece no estudo, que dá uma idéia errada da banda efetivamente liberada pela operadora.

Agora, não: serão instalados equipamentos em vários pontos do País para aferir quanto cada conexão de fato carrega de banda. A idéia é ter 200 desses aparelhos, o que daria uma belíssima amostragem. Lendo a notícia, lembrei de uma entrevista que li recentemente com o presidente da Net, José Felix, explicando como a empresa trata o problema. Segundo ele, não adianta disponibilizar toda a banda (digamos, 10 ou 12Mbps) porque as pessoas não utilizam tudo isso. Bem, se é assim, então é bom mesmo que o levantamento do Nic.Br saia logo: os assinantes poderão saber quanto de fato estão recebendo em megabits por segundo, e quanto estão pagando.

Parece justo que cada um pague por aquilo que efetivamente usa, e não por algo que foi apenas anunciado, certo?

1 thought on “Banda larga veloz. Será mesmo?

  1. Ola, eu tenho duas conexoes de internet de 1 mega cada. A primeira da GVT que funciona 99% do tempo no pinco e tenho a NET tambem com um mega, porem trabalha maior parte do tempo com miseros 600k.
    Isso aqui e uma piada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *