distancias3Uma das perguntas mais freqüentes de nossos leitores é sobre o tamanho dos televisores e a distância que deve ser mantida em relação ao sofá. Pesquisando sobre o assunto, nossa equipe encontrou alguns parâmetros técnicos interessantes – não fosse pelo fato de que nada têm a ver com a realidade. As normas mais conceituadas são as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Fomos lá conferir e descobrimos, por exemplo, que não há nada referente a home theater; o máximo que existe são números relativos a salas de cinema. Mas que podem ser enganosos. Vejam só: a poltrona mais próxima da tela deve ficar a uma distância correspondente a 60% da largura da tela; e a mais afastada deve estar a uma distância equivalente a 2,9 vezes essa mesma largura.

Fomos então às contas. Tomando por base um TV de 42″, teríamos o seguinte cálculo:

Largura do TV = 103cm

103 x 60% = 61,8cm

103 x 2,9 = 2,98m

Pergunta que nos fizemos: alguém consegue enxergar alguma coisa a 60cm de distância do TV? E, se consegue, quanto tempo leva até que os olhos comecem a arder? Partindo então para a “vida real”, resolvemos compilar dados práticos observados durante avaliações de produtos. Seja num LCD de 32 polegadas ou num plasma de 65″, é plausível desenvolver critérios técnicos – embora empíricos – para determinar a distância de visualização mais adequada (não a ideal, porque esta depende de inúmeros fatores, inclusive alguns específicos de cada sala). O primeiro critério é que, tratando-se de imagem Full-HD, a distância entre TV e telespectador não faz muita diferença: com o aumento da quantidade de pixels para mais de 2 milhões, é praticamente impossível enxergá-los a não ser com lupa. Já com imagens SD, uma distância de visualização menor implica, quase sempre, em perda de nitidez e irritação nos olhos.

O raciocínio natural, então, seria: compre um TV Full-HD e o problema está resolvido. Ledo engano. O TV até pode ser o melhor do mercado, mas o sinal que ele recebe varia muito. Transmissões de alta definição continuam sendo poucas, assim como filmes em Blu-ray. O que fazer quando você quer, digamos, mudar de um canal HD para outro SD? Puxar o sofá mais para trás? A conclusão é que… não há conclusão. Ao comprar seu TV, você pode usar como referência o tamanho de sua sala; aliás, deve fazer isso. Mas a melhor qualidade de imagem será estabelecida por você mesmo, no dia-a-dia, considerando ainda que os olhos vão aos poucos se adaptando a condições diferentes de luminosidade. E cada pessoa faz isso a seu modo, com maior ou menor rapidez. Mais complicado ainda quando falamos de uma família, com várias pessoas usufruindo do mesmo TV.

Bem, o que expus acima é apenas uma prévia, e bem genérica. Estamos ainda avançando nos testes e cálculos. Teremos novidades nas próximas semanas. Aliás, se alguém tiver alguma contribuição a respeito, será muito bem-vinda.

5 thoughts on “Tão longe, tão perto

  1. “Vejam só: a poltrona mais próxima da tela deve ficar a uma distância correspondente a 60% da largura da tela; e a mais afastada deve estar a uma distância equivalente a 2,9 vezes essa mesma largura.”

    Infelizmente não é isso que ocorre. Tem cinema que não coloca poltrona embaixo da tela porque aí já seria demais. Mas fica quase embaixo. Já passei pela experiência de sentar na primeira fila, para mais nunca, é a mesma coisa de ficar olhando para o teto.

  2. TABELAS DE DISTÂNCIA PARA SE VER TV (Tópico do HTFORUM.COM)Por: Aurélio Melo.
    Concentrei vários estudos de tabelas com cálculos de distância para se ver TV(HD e FULL HD).

  3. Salve, Orlando!

    Creio que isso irá lhe interessar.

    Um abraço

    João Carlos

    SMPTE and the THX Certification Standards

    The Society of Motion Pictures and Television Engineers (SMPTE) recommends that for the best viewing experience, the idle screen size for home theater use should occupy a 30 degrees field of view in the horizontal plan at the seating position. This implies the ideal TV viewing distance should be such that the screen width occupies an angle of 30 degrees from the viewing position; this corresponds to a viewing distance that is 1.9 times the screen width.

    This 30-degree viewing angle has been accepted by many as the standard in home theater design and motion picture viewing.

    THX Certification: The THX certification standard specifies a range rather than a single optimum position. THX requires the back row of seats to have at least a 26 degrees viewing angle and while the nearest seating position should correspond to an angle of view that is no more than 36 degrees.

    It is believed that within these viewing angle limits, the viewer will enjoy a more immersive viewing experience. These subtended angles correspond to a TV viewing distance that varies between 2.2 and 1.54 times the screen width.

  4. Uma vez descobri uma formula bem complexa que dava uma distancia média. Acho que não tinha muito criterio, apenas achava uma distancia racional. Fiz umas reduções e conversões de medida e cheguei no numero 7. Multiplica a diagonal em polegadas por 7 e encontrará a distancia em cm. 42″ X 7 = 294 cm ou 2 metos e 94 cm. Uso esta e não vejo problemas.

  5. Prezado Orlando:Vc acertou em cheio neste artigo. Como instalador profissional de Home Theater,vejo que se vc nao reproduz material em HD e um monitor full HD,a imagem de um DVD convencional mesmo em upscaling e pior ainda de um sinal de TV convencional, ficam um desastre. Será que as TVs do futuro nao poderiam vir com um filtro tipo comb filter presentes nos CRTs para que nós pudessemos assistir pelo menos de uma forma stisfatória nossos DVDs convencionais sem sentir saudades da nossa velha TV de tubo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *