A disputa de marketing entre os fabricantes de TVs 3D vai assumindo ares de campeonato de futebol – para não dizer “guerra mesmo”. Esta semana, a LG divulgou nos EUA um estudo encomendado à empresa de pesquisas Morpace indicando que 4 de cada 5 consumidores preferem a tecnologia de óculos passivo. E estampou o resultado em enormes anúncios de jornal (ao lado). Segundo o fabricante, a consulta foi feita num esquema de “teste cego”, ou seja, os entrevistados não sabiam que marca de TV estavam analisando. Foram confrontados, primeiro, modelos da própria LG e da Samsung, que adota óculos ativo; depois, a comparação foi entre LG e Sony, também defensora da tecnologia ativa. E, em ambos os casos, ganhou o produto da LG.

Segundo a revista especializada Twice, Mike Abary, vice-presidente da Sony USA, ficou furioso com a divulgação desses dados e a publicidade em torno. Repetiu o que John Revie, da Samsung, já dissera: os TVs ativos estão vendendo seis vezes mais no mercado americano, ou seja, o consumidor que a LG mandou entrevistar não deve ser o mesmo… Os dois fabricantes sustentam que a imagem dos modelos passivos não é de alta definição, pois precisa ser dividida em duas para gerar o efeito tridimensional.

A edição de julho da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz na capa justamente o primeiro teste prático do gênero realizado no Brasil, entre TVs LG e Samsung. Sinceramente, não se pode afirmar, de modo taxativo, que este é melhor do que aquele; cada um se revelou melhor em determinados aspectos. É importante lembrar que, para uma boa reprodução em 3D, não conta apenas a resolução de imagem (nesse ponto, ganhou o Samsung). Nossa equipe teve que considerar também questões como profundidade, ângulo de visão (vertical e horizontal), conforto no uso do óculos, nível de contraste, grau de imersão etc.

Como quase sempre acontece nesses casos, o próprio usuário pode tirar a dúvida antes de se decidir. Sugiro que visite algumas lojas, sem dar muita atenção ao que dizem os vendedores. Antes disso, o teste da revista pode ser um bom roteiro para ajudar na decisão final.

5 thoughts on “3D vs. 3D: quem ganha?

  1. Adquiri recentemente TV SONY 52″ HX-905 3D + BLU-RAY 3D e estou MUITO SATISFEITO com a resolução de imagem oferecida pelo equipamento.
    Sou fã da marca SONY e não troco por nenhuma outra.

  2. eu sou assinante da revista HT, e, na minha opinião a revista fica sempre em cima do muro em comparações (é até compreensível uma vez que ela não quer ficar de saia justa com um ou outro fabricante).
    A revista mostra apenas o lado melhor de cada produto.
    Para nós consumidores o mais interessante seria que fosse uma avaliação mais contundente, afinal nós é que compramos a revista, apesar dos anunciantes.

  3. Estou muito satisfeito com que a Sony vem oferecendo aos seus consumidores e não porque tenho uma preferencia maior pela marca mas sim pelo que nos é apresentado em cada um de seus produtos.

  4. Orlando Barrozo, fiz a leitura da reportagem publicada na revista hometheater do comparativo das tecnologias das TVs 3D LG e Samsung entre o sistema passivo LG e Ativo Samsung.
    Existem dois pontos fundamentais que a reportagem desprezou e que é de insuma importância para o leitor, na minha opinião deveria ter informado um painel monstrando a pontuação de cada tecnologia comparada, assim, como vecês fazem nas tecnologias LCD-LED x PLASMA.
    Faltou informar os displays utilizados para exibir estas tecnologias.
    São LOCAL DIMMING ou EDGE-LIT?
    Abs. Dinaldo Campos.

  5. Olá Dinaldo, os dois TVs usados na comparação são do tipo Edge-lit. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *