gnewsFalando em TV paga, a Net anunciou hoje que a partir deste domingo o canal Globo News passa a ser transmitido também em HD (canal 540). Com isso, a operadora soma 47 canais em alta definição, o que, imagino, deve ser a maior oferta do mercado.

Bem, esse tipo de notícia é comum: canais HD são acrescentados às grades das principais operadoras quase toda semana; esse, aliás, é um dos principais diferenciais na hora de vender a assinatura, especialmente junto ao consumidor das classes A e B. O que me faz registrar o fato desta vez é que sou particularmente fã da Globo News, primeira tentativa séria de se fazer no Brasil algo como a CNN americana e a BBC News inglesa. Lembro que quando o canal foi ao ar pela primeira vez, no final dos anos 1990, muita gente duvidou de que daria certo. “Um canal só de notícias?”, se perguntava. Acredito que a Globo deva ter bancado essa conta com prejuízo durante um bom tempo.

Não mais. Pela quantidade de anúncios veiculados, deve ser um sucesso. E, segundo o mais recente levantamento do Ibope, é o segundo canal mais visto da Globosat (atrás apenas do SporTV). Mais importante do que isso: faz uma cobertura jornalística que supera até mesmo a da própria Globo, e está longe, a anos-luz de distância, das demais redes abertas. Evidentemente, é bem mais fácil manter um canal assim no ar quando se tem na retaguarda uma estrutura como a da Globo e quando se pode usar boa parte do material gerado pela “irmã maior”. Mas não se pode esquecer que o GNT e o próprio SporTV, por exemplo, usufruem da mesma retaguarda e ainda assim produzem coisas de péssimo nível.

Na Globo News, é difícil encontrar programas que não sejam, no mínimo, razoáveis, tanto no aspecto técnico quanto no conteúdo. Além da cobertura intensiva do chamado hard news – quando surge um fato importante, como a tragédia de Santa Maria, tudo é direcionado para isso -, há excelentes programas de entrevistas e análises. E o melhor, na minha opinião, sem aquele formalismo (que beira o pedantismo) de outros canais.

Fiquei sinceramente feliz ao saber que agora poderemos assistir ao canal também em HD. Só é bom avisar (até porque nem o pessoal da Globo nem da Net o fez até agora): não é toda a programação do canal que irá ao ar em alta definição. Isso é virtualmente impossível num emissora 100% jornalística, em que reportagens podem entrar, até mesmo ao vivo, dos mais remotos locais do país, onde não há câmeras HD. Mesmo assim, excelentes programas como Sem Fronteiras, Milênio, Mundo S/A, Cidades & Soluções, GN Documento, Almanaque, Dossiê e Espaço Aberto Ciência & Tecnologia poderão vir com imagens de melhor qualidade.

São conteúdos que justificam o preço que se paga por uma assinatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *