CAPA ENCARTE2A semana que entra é a mais importante do ano para o mercado de TV por Assinatura. De terça a quinta-feiras, teremos mais uma edição da feira e congresso da ABTA, num momento de definições para o setor. Além dos expositores tradicionais – as principais operadoras e programadoras (a Sky continua fora) – a feira terá inúmeros provedores de soluções em novas mídias. Será interessante ver o que esse pessoal está trazendo de inovação, até porque é um bom indicador de tendências para os próximos anos.

Já o Congresso está recheado de temas interessantes e debatedores qualificados. Eis alguns tópicos programados: Publicidade na TV Paga, Monetização de Conteúdos, Expansão da Banda Larga (incluindo as redes sem fio, via 4G e satélite), Redes IP, Concorrência com os Serviços OTT (leia-se: Netflix), TV Everywhere, Direitos Autorais, Ancine e Relação entre TV Paga e TV Aberta. Notem que esses temas interessam não só a quem é do setor. A questão da banda larga, por exemplo, tem a ver diretamente com as atividades das empresas em geral, que cada vez mais dependem de uma boa estrutura de comunicação – sem falar nos aspectos políticos: conexões rápidas e confiáveis facilitam ações de cidadania, cada vez mais necessárias e bem-vindas.

O fato de vir crescendo à média de quase 30% ao ano (percentual que deve cair a partir de agora) atrai para o segmento de TV por Assinatura olhares mais atentos e até ambiciosos. Num país onde a tarefa mais fácil para os governantes é criar taxas e impostos, não espantam as tentativas de controles e regulações de todo tipo, ainda que, na teoria, e em quase todo o mundo, TV paga seja um negócio essencialmente privado (ao contrário da TV aberta). Incapaz de fiscalizar a prestação dos serviços e harmonizar as relações entre usuários e prestadores, o Estado busca interferir em tudo, e – pior – sem preparo técnico para tal. Este é um dos temas que certamente serão mais intensamente debatidos no evento.

Estaremos lá na cobertura, e esperamos, sinceramente, conseguir transmitir o que acontecer de mais importante. Aliás, a edição de agosto da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que chegou às bancas esta semana, traz um encarte especial sobre TV por Assinatura (acima, a reprodução da capa), que será inclusive distribuído aos visitantes da ABTA 2013. Foram dois meses de trabalho, levantando estudos e documentos e ouvindo alguns dos maiores experts do país.

É o quarto ano consecutivo em que publicamos essa edição especial, acompanhando a evolução da tecnologia e a mudança de hábitos dos usuários. Fica cada vez mais claro que TV Paga não é apenas entretenimento; está diretamente ligada à questão da liberdade de escolha, seja na hora de ver um filme ou para buscar informação mais relevante e confiável. Implica, portanto, na decisão do assinante sobre o tipo de sociedade em que deseja viver. E, com certeza, é um hábito que incentiva a participação, seja para cobrar o melhor atendimento de sua operadora ou para defender seus direitos como cidadão.

Em tempo: acompanhem a ABTA 2013 pelo site oficial do evento. E também através do nosso hot site TV por Assinatura.

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