Untitled-1Acaba de chegar ao mercado brasileiro o primeiro receiver para home theater que traz o badalado conector HDBaseT. Trata-se do DTR-60.5, da marca japonesa Integra, distribuída pela Som Maior (mais detalhes aqui). É um lançamento importante porque significa – ou pode significar – uma mudança de paradigma na forma como são desenhados e executados os projetos de áudio, vídeo e redes.

Até o momento, pensava-se no padrão HDBaseT como solução específica para projetos grandes, principalmente em espaços corporativos, e que envolvam cabeamento estruturado. Recorro ao amigo e colaborador Vinicius Barbosa Lima para explicar melhor o assunto. Conectores HDBaseT podem trafegar simultaneamente até cinco tipos diferentes de sinal: áudio, vídeo, dados, comando e energia. E isso tudo utilizando os tradicionais cabos de rede, do tipo UTP (par trançado), com conector RJ45.

Eu disse “energia”? Sim, já é possível transmitir a alimentação elétrica dos equipamentos através de cabos comuns. É a tecnologia chamada POE (Power Over Ethernet). Para quem vai instalar, basta uma matriz de áudio/vídeo distribuindo os sinais pela casa, já que automação e comandos podem ser incorporados a esse aparelho.

A partir do momento em que se pode utilizar um receiver com HDBaseT, suponho – posso estar enganado, ainda não fizemos os testes – que tudo fique mais fácil ainda. Certamente, é um aparelho mais caro que os receivers “comuns”, mas a simplificação de todo o projeto deve justificar a escolha. E é claro que trata-se apenas do primeiro: outros fabricantes de receivers devem estar preparando soluções similares.

Fato é que, após tantos anos de hegemonia do HDMI, com inúmeras queixas quanto à compatibilidade entre fontes diferentes de sinal (receptores de TV paga são os campeões de falhas), surge a perspectiva de um outro padrão de conexão, mais completo. Esperemos que seja também mais confiável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *